A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil

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A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil

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Title: A massificação escolar que convém ao capital: uma análise da política educacional entre a ditadura civil-militar e a década de 1990 no Brasil
Author: Santos, Beatriz Melchioretto Claudino dos
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar os interesses das classes dominantes no processo de massificação escolar no Brasil e as reivindicações dos movimentos críticos ao cenário educacional dominante. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho abrange o contexto brasileiro da ditadura civil-militar de 1964 até o período dominado pela política neoliberal na década de 1990. Como resultado da pesquisa, foi constatado que a massificação escolar no Brasil, a partir da ditadura civil-militar, passa a ser alvo de interesse das classes dominantes, gerando uma concepção educacional tecnicista, voltada para a preparação da população em idade escolar para o mercado de trabalho e para sua inserção subordinada na ordem econômica estabelecida, cenário que se aprofunda ainda mais na década de 1990. A monografia revela também que educadores e pesquisadores da educação estiveram em luta no decorrer de todo o período estudado, reivindicando uma escola pública brasileira distinta da que dominou sob os interesses do capital.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244147
Date: 2022-12-15


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