Title: | O jogo de cartas Agência como metodologia ativa para introdução à sociologia no ensino básico |
Author: | Silva, Peterson Roberto da |
Abstract: |
Neste trabalho será apresentado o uso do jogo de cartas “Agência” como recurso didático, especialmente uma proposta de atividade pedagógica utilizando-o para a introdução à sociologia no ensino básico. Introduzo o tema do uso de jogos para fins didáticos, explicando a seguir o contexto de criação e desenvolvimento do jogo, suas regras atuais, como ele se compara com projetos semelhantes, e como sua estrutura se relaciona com perspectivas teóricas da sociologia acerca do debate entre agência e estrutura. Por fim, especifico a atividade pedagógica, discutindo suas possibilidades e limitações, chamando atenção também para questões de acessibilidade. In this work I shall introduce the “Agência” card game as a didactic resource, in particular a proposal for a pedagogic activity using it to introduce high school students to sociology. I discuss the use of games for teaching purposes, explaining thereafter the context of creation and development of this game, its current rules, how it compares to similar projects, and how its structure is related to theoretical sociological perspectives on the agency-structure debate. Finally, I specify the class plan, discussing its possibilities and limitations, also calling attention to matters of accessibility. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244096 |
Date: | 2022-12-19 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCL.pdf | 3.447Mb |
View/ |