Title: | Entre mundos: intersecções lúdicas entre a cidade e o autismo |
Author: | Troncoso, Marcia Urbano |
Abstract: |
A presente tese tem como objetivo analisar e divulgar a percepção espacial de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entender suas dificuldades sensitivas no processo de interação com o mundo à sua volta, além de trazer sugestões e propostas voltadas à concepção de espaços urbanos mais adequados aos cinco sentidos. Entrevistas com profissionais de saúde sobre a importância dos espaços urbanos para crianças com TEA somadas aos depoimentos e desenhos de estudos de casos com o transtorno representam um importante insumo capaz de indicar como a arquitetura poderia funcionar como uma capa protetora, mediando o contato dos autistas com a cidade, de forma gradual e convidativa. O autismo infantil e a cidade vista como um grande playground foram objetos da revisão bibliográfica deste trabalho. A aplicação do método da análise de conteúdo permitiu a organização de um significativo número de respostas, que foram sintetizadas em quadros e gráficos, auxiliando a análise de cidades utópicas desenhadas por autistas/artistas (auRtistas). Com isso, verificou-se como os ambientes lúdicos ao ar livre ajudariam pessoas com TEA a compreender as diferenças entre o seu EU e o MUNDO à sua volta. Os resultados apontam para a necessidade de se criar elementos mediadores empáticos, tal como o livro infantil, o jogo inclusivo e o contêiner sensitivo dos produtos finais, que pretendem divulgar o autismo, com o intuito de diminuir o bullying social por falta de conhecimento ao tema; além de atrair arquitetos e urbanistas para trabalharem em equipes interdisciplinares com profissionais de saúde, ajudando na concepção de agradáveis ambientes de transição, na tentativa de amenizar contatos bruscos durante a intersecção entre o mundo interno dos autistas e o mundo externo das cidades, tornando-as mais inclusivas e amigáveis a todos. Abstract: The present thesis aims to analyze the perception of internal world of people with Autism Spectrum Disorder (ASD), understanding their difficulties in the process of interacting with external world around them and make suggestions and proposals aimed at the conception of more pleasant and inclusive urban spaces. Interviews with health professionals about the importance of urban spaces for children with ASD and the testimonies and drawings of the auRtists themselves, represent an important input capable of making architecture as a protective cover, mediating the contact of autistic people with outside world, gradually and invitingly. Children's Autism Spectrum Disorder and the city seen as a big playground were objects of the literature review of this work. Application of the content analysis method allowed the organization of a significant number of responses, which were summarized in tables and graphs, helps the analysis of utopian cities designed by autistic people. With this, we try to verify if and how playful environments could help children with ASD to understand the differences between their SELF and the WORLD around them. Results points indicates the need to create empathic mediating elements, like a book, a game and a sensitive container, that helps in the dissemination of autism, in order to reduce social bullying due to lack of knowledge on the subject, in addition to attracting architects and urban planners, working in interdisciplinary teams with health professionals, to design welcoming environments aimed at more inclusive and friendly cities for all. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244020 |
Date: | 2022 |
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PARQ0472-T.pdf | 39.30Mb |
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