Title: | Domésticas - o filme (2001) e O Casamento de Louise (2001): uma virada crítica nos 'filmes de domésticas' |
Author: | Ramos, Vitória Tiscoski |
Abstract: |
Diante das diversas representações de trabalhadoras domésticas na mídia brasileira, apresentaremos neste trabalho as análises fílmicas de Domésticas - o filme (2001) e O Casamento de Louise (2001) partindo de uma perspectiva da História Social, utilizando os Estudos de Gênero como categoria apoiada nas teorias de Douglas Kellner (2001) de uma abordagem multicultural, multiperspectívica e interdisciplinar para compreender de que modo estes filmes se estabelecem diante do grande número de produções cinematográficas brasileiras protagonizadas por personagens de domésticas. Compreendemos que a temática abarca um subgênero fílmico, por nós intitulado de ?filmes de domésticas?, tendo como exemplo os dois filmes mencionados, localizados em uma ?virada crítica?. A realidade da categoria do trabalho doméstico remunerado é marcada pelas lutas por direitos conquistados tardiamente por condições precárias e de informalidade, características que marcaram o neoliberalismo, projeto político-econômico de acumulação flexível que ascendeu globalmente durante a virada do século XX para o XXI. Este contexto trouxe mudanças de paradigmas para os chamados ?filmes de domésticas?, que por mais que continuem reproduzir estereótipos, passaram a conter críticas baseadas numa alteridade social. São importantes para esta análise a compreensão dos modelos utilizados dentro da cultura da mídia que representam diferentes tipificações de domésticas como protagonistas, tendo no processo de produção, veiculação e recepção no debate público a reprodução de estereótipos e estigmas da categoria, mas também o alargamento de debates críticos acerca da crescente precarização do trabalho. Abstract: In view of the different representations of domestic workers in the Brazilian media, we will present in this work the filmic analyzes of Domesticas - o filme (2001) and O Casamento de Louise (2001) from a perspective of Social History, using Gender Studies as a category supported by Douglas Kellner's (2001) theories of a multicultural approach, multiperspective and interdisciplinary to understand how these films are established in the face of the large number of Brazilian cinematographic productions starring characters of housemaids. We comprehend that the theme encompasses a filmic subgenre, called by us 'housemaid films', taking as an example the two mentioned films, located in a 'critical turn'. The reality of the category of paid domestic work is marked by the struggles for rights conquered belatedly by precarious and informal conditions, characteristics that marked neoliberalism, a political-economic project of flexible accumulation that rose globally during the turn of the 20th to the 21st century. This context has brought paradigm shifts to the so-called 'housemaids' films', which, as much as they may continue to reproduce stereotypes, have come to contain criticism based on social alterity. It is important for this analysis to understand the models used within the media culture that represent different typifications of domestics as protagonists, having in the process of production, placement and reception in the public debate the reproduction of stereotypes and stigmas of the category, but also the expansion of critical debates about the growing precariousness of work. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244018 |
Date: | 2022 |
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PHST0758-D.pdf | 1.631Mb |
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