O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS

DSpace Repository

A- A A+

O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS

Show full item record

Title: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SEU LEGADO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS
Author: BAGGENSTOSS, SALLI; SZNITOWSKI, ADELICE MINETTO; CAMYLA PIRAN STIEGLER, LEITNER; LIMA, ANA MARIA DE
Abstract: A pandemia trouxe repercussões também na educação, exigindo da comunidade acadêmica mudança abrupta para dar seguimento no processo de ensino-aprendizagem durante o período em que o convívio social deveria ser evitado. Todavia a interrupção das aulas presenciais e a protagonização do ensino remoto emergencial puderam gerar conhecimentos e contribuir com o novo porvir educacional. Neste sentido, o artigo tem por objetivo estudar a percepção dos acadêmicos neste cenário de ensino remoto, analisando o que consideram pontos fortes e fracos no modelo e, de tal modo, proporcionar contribuições para o futuro da educação superior. A metodologia seguiu um levantamento exploratório descritivo com base em dados quantitativos, com aplicação de questionário estruturado enviado via aplicativo com retorno de 222 respostas dos cinco cursos participantes. Como resultados destacam-se que a maior parte dos respondentes se matricularam e terminaram todas as disciplinas ofertadas, que tiveram dificuldades com o ensino remoto, principalmente em acompanhar as aulas online. Ainda indicaram que a troca de experiencias foi a principal falta que sentiram em relação as aulas presenciais, entretanto consta uma divisão entre retorno às aulas presenciais e manutenção do ensino remoto com inclinação ao modelo híbrido.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243878
Date: 2023-01-18


Files in this item

Files Size Format View
1220102.pdf 967.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar