Divisão sexual do trabalho na Academia: o caso de uma universidade pública no Sul do Brasil.

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Divisão sexual do trabalho na Academia: o caso de uma universidade pública no Sul do Brasil.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Barcellos, Rebeca de Moraes Ribeiro de
dc.contributor.author Schneider, Bruna Macieira de Oliveira
dc.contributor.author Ghizoni, Gisele
dc.date.accessioned 2022-12-20T20:06:01Z
dc.date.available 2022-12-20T20:06:01Z
dc.date.issued 2022-12-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243230
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract Há muito tempo, atribuem-se papéis de acordo com o gênero biológico da pessoa, pessoal ou profissionalmente, conferindo funções mais domésticas a mulheres, e a homens, mais estratégicas. A partir dessa observação, para fins ilustrativos, este estudo buscou verificar se essa divisão sexual ocorre no mundo acadêmico, através do mapeamento da distribuição de trabalho entre docentes de uma Universidade pública no Sul do Brasil. Os cargos foram divididos em 11 macrogrupos, e qualificados entre intermediários, mais e menos estratégicos - sendo atribuídos a este a característica de “domésticos”. A análise quantitativa dos dados coletados a partir de sites institucionais demonstraram que a maior parte do corpo docente da UFSC é composta por homens. Mesmo não sendo viável comparar de um para um a quantidade de professores para cargos administrativos, concluiu-se que os mais estratégicos são ocupados com mais frequência pelo sexo masculino, e os menos, pelo feminino. Com isso, foi possível considerar que tal divisão ocorre também na UFSC, reforçando ainda mais a discussão inicial. pt_BR
dc.description.abstract For a long time, roles have been assigned according to each person’s biological gender, either personally or professionally, conferring more domestic tasks to women, and to men, more strategic ones. Based on this observation, for illustrative purposes, this study sought to verify whether this sexual division occurs in the academic world, by mapping the distribution of labor among professors at a public university in southern Brazil. The positions were divided into 11 macro-groups, and qualified between intermediate, more, and less strategic - to these, being assigned the characteristic of "domestic". The quantitative analysis of the data collected from institutional websites showed that most of the UFSC faculty is composed of men. Even though it is not feasible to compare on a one-to-one basis the number of professors for administrative positions, it was concluded that the most strategic positions are more often held by men, and the least by women. With this, it was possible to consider that such division also occurs at the UFSC, further reinforcing the initial discussion. pt_BR
dc.format.extent 46 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Divisão sexual do trabalho pt_BR
dc.subject Trabalho feminino na academia pt_BR
dc.title Divisão sexual do trabalho na Academia: o caso de uma universidade pública no Sul do Brasil. pt_BR
dc.type Article pt_BR


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Schneider_e_Ghi ... lho_na_Academia_-_2022.pdf 989.0Kb PDF View/Open TC

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