Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma pequena empresa do ramo alimentício de Santo Amaro da Imperatriz

DSpace Repository

A- A A+

Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma pequena empresa do ramo alimentício de Santo Amaro da Imperatriz

Show full item record

Title: Estratégias de Employer Branding com enfoque na retenção de colaboradores: estudo aplicado em uma pequena empresa do ramo alimentício de Santo Amaro da Imperatriz
Author: Hugill, Arthur Gomes; Souza, Natália Ventura de
Abstract: Esta pesquisa é um estudo aplicado e tem por objetivo investigar como executar estratégias de Employer Branding em uma pequena empresa do setor alimentício para reter colaboradores. Para que se atingisse este objetivo, inicialmente foi realizado um estudo descritivo sobre os conceitos de Employer Branding e Employee Experience e, posteriormente, foi realizada uma entrevista e aplicado um questionário com intuito de entender quais os objetivos da empresa no processo de retenção, suas atuais práticas e identificar a percepção das líderes e das colaboradoras sobre o tema. Para realizar a análise entre as percepções, foi utilizada a frequência relativa entre as respostas e, em alguns momentos, frequência absoluta, além da análise de conteúdo na entrevista. Notaram-se alguns gargalos na organização que podem impactar o processo de retenção e algumas percepções divergentes foram evidenciadas. Ainda, alguns aspectos positivos, que poderiam ser utilizados para o fortalecimento da marca empregadora, também foram destacados. Desse modo, a Empresa X tem o ensejo de utilizar as estratégias propostas para melhorar o seu processo de retenção.This research is an applied study and aims to investigate how to implement Employer Branding strategies in a small company in the food sector to retain employees. In order to achieve this objective, a descriptive study was initially carried out on the concepts of Employer Branding and Employee Experience and, subsequently, an interview was carried out and a questionnaire was applied in order to understand the company's objectives in the retention process, its current practices and identify the perception of leaders and collaborators on the subject. To carry out the analysis between the perceptions, the relative frequency between the answers was used and, in other moments, absolute frequency, in addition to the content analysis in the interview. Some problems were noticed in the organization that could impact the retention process and some divergent perceptions were evidenced. Still, some positive aspects, which could be used to strengthen their Employer Branding, were also highlighted. Thus, Company X has the opportunity to use the proposed strategies to improve its retention process.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243227
Date: 2022-05-14


Files in this item

Files Size Format View Description
[TCC] Estratégi ... to Amaro da Imperatriz.pdf 6.882Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar