Caracterização das fontes de vantagem competitiva vinculadas com a Construção 4.0

DSpace Repository

A- A A+

Caracterização das fontes de vantagem competitiva vinculadas com a Construção 4.0

Show full item record

Title: Caracterização das fontes de vantagem competitiva vinculadas com a Construção 4.0
Author: Zimmermann, Joana
Abstract: A digitalização, servitização e industrialização dos processos atrelados à Construção 4.0 possibilitam potenciais benefícios, como aumento da produtividade e eficiência, para o setor da construção. Além disso, o sucesso das empresas de construção, e assim o alcance de vantagem competitiva, está relacionado com as suas estratégias de obtenção de maior valor no mercado. Embora os estudos na literatura descrevam as principais características da Construção 4.0, pouco se sabe sobre a obtenção de fontes de vantagem competitiva relacionadas a este tipo de construção. Neste trabalho objetiva-se caracterizar os fatores vinculados com fontes de vantagem competitiva associadas com a Construção 4.0. Para tanto, foram extraídos da literatura conceitos vinculados com a Construção 4.0, sendo analisados e categorizados, com posterior validação mediante exemplos identificados de serviços digitais na construção. Os resultados caracterizam quatro cenários possíveis para alcançar fontes de vantagem competitiva em empresas, através das capacidades vinculadas com a Construção 4.0. Estes cenários estão atrelados aos principais agentes do mercado, como fornecedores, clientes, concorrentes e o setor (político e/ou governamental). Neste sentido, os cenários refletem as características externas do mercado que ativam as capacidades internas da Construção 4.0, relativas à Indústria 4.0 e à construção industrializada, que se constituem fontes de vantagem competitiva.The digitization, servitization and industrialization of processes related to Construction 4.0 enable potential benefits, such as increased productivity and efficiency, for the construction sector. In addition, the success of construction companies, and thus the achievement of competitive advantage, is related to their strategies for obtaining greater value in the market. Although studies in the literature describe the main characteristics of Construction 4.0, little is known about obtaining sources of competitive advantage related to this type of construction. This work aims to characterize the factors linked to sources of competitive advantage associated with Construction 4.0. To this end, concepts related to Construction 4.0 were extracted from the literature, analyzed and categorized, with subsequent validation through identified examples of digital services in construction. The results characterize four possible scenarios to achieve sources of competitive advantage in companies, through capabilities linked to Construction 4.0. These scenarios are linked to the main market agents, such as suppliers, customers, competitors and the sector (political and/or governmental). In this sense, the scenarios reflect the external characteristics of the market that activate the internal capabilities of Construction 4.0, related to Industry 4.0 and to industrialized construction, which constitute sources of competitive advantage.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243179
Date: 2022-12-16


Files in this item

Files Size Format View Description
2022_12_19_TCC_Joana_v07_assinado.pdf 1.619Mb PDF View/Open TCC Joana Zimmermann

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar