Introdução de espécies exóticas marinhas por água de lastro no Porto do Rio de Janeiro, Brasil: um ensaio analítico do potencial de risco.

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Introdução de espécies exóticas marinhas por água de lastro no Porto do Rio de Janeiro, Brasil: um ensaio analítico do potencial de risco.

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Title: Introdução de espécies exóticas marinhas por água de lastro no Porto do Rio de Janeiro, Brasil: um ensaio analítico do potencial de risco.
Author: Costa, Bárbara Silva
Abstract: O transporte marítimo é responsável por aproximadamente 90% do comércio mundial e está relacionado a diversos impactos negativos ao ambiente marinho, tais como a introdução de espécies exóticas via água de lastro. Com o intuito de prevenir e minimizar a propagação de organismos aquáticos potencialmente prejudiciais e patógenos na água de lastro dos navios, diversas medidas foram criadas, dentre elas a Convenção Internacional sobre Controle e Gestão da Água de Lastro e Sedimentos de Navios – Convenção BWM (IMO, 2004). A adoção de tais medidas, bem como a aplicação de análises de identificação dos riscos de bioinvasão, são importantes no que tange a problemática acerca da água de lastro e são temas relevantes para o desenvolvimento de normas cada vez mais eficientes para a diminuição destas ocorrências. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi propor um método de avaliação do potencial de risco de introdução de espécies exóticas marinhas, via água de lastro, tendo como estudo de caso o Porto do Rio de Janeiro. Para tal, foram monitoradas as embarcações visitantes ao porto supracitado no período de julho de 2021 a junho de 2022, por meio da plataforma MarineTraffic. Com o uso de quatro indicadores, Estado Parte ( ), Ano de Construção ( ), Capacidade de Água de Lastro ( ) e Similaridade Ambiental ( ), foi realizado o cálculo do Potencial de Risco dos Indicadores (PRI) para as visitações monitoradas e, posteriormente, o cálculo do Potencial de Risco Geral (PRG). Durante o período analisado foram monitoradas 22733 visitações ao porto do Rio de Janeiro. Os principais resultados obtidos demonstraram expressivos números de visitações de embarcações que: tiveram como origem portos brasileiros; possuíam as chamadas Bandeiras de Conveniência; e foram construídas entre os anos de 2001 e 2020. Das 611 visitações que entraram no cálculo do PRI, foi possível observar baixas pontuações para os três primeiros indicadores, representando um grande número de embarcações com bandeiras signatárias da Convenção BWM, construídas em anos mais recentes e com baixas capacidades de lastro. Por outro lado, foram observadas altas pontuações para o quarto indicador, representando altas similaridades ambientais entre o porto do Rio de Janeiro e diversos portos internacionais. No PRG, foram obtidas pontuações entre 0,03 e 0,74, apresentando 270 visitações de risco alto e somente 36 de risco muito alto. O método proposto permitiu a avaliação do potencial de risco com base nos dados disponíveis, apesar de possuir algumas limitações. Este método, bem como outros já mencionados pela literatura, podem auxiliar na aplicabilidade de políticas de monitoramento, controle e fiscalização de embarcações com altos riscos de introdução de espécies exóticas.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Oceanografia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243075
Date: 2022-11-29


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