Entrantes low-cost na aviação comercial brasileira: estudo comparativo de preços em rotas internacionais

DSpace Repository

A- A A+

Entrantes low-cost na aviação comercial brasileira: estudo comparativo de preços em rotas internacionais

Show full item record

Title: Entrantes low-cost na aviação comercial brasileira: estudo comparativo de preços em rotas internacionais
Author: Mendonça, Adilson Marques
Abstract: Este trabalho visa suprir uma lacuna da literatura nacional acerca da precificação entre companhias aéreas entrantes Low-Cost no mercado aéreo brasileiro. O objetivo principal desta pesquisa consiste na comparação de preços de três entrantes do segmento de baixo custo, Norwegian, Flybondi e Sky Airlines em relação as três maiores operadoras nacionais, Gol, Latam e Azul em rotas internacionais, os dados foram extraídos diretamente no website das companhias aéreas. A comparação de preços considerou a existência de dois padrões estilizados de passageiros: viajantes a negócio e viajantes a lazer. Desta forma, o estudo pretende responder o seguinte questionamento, se de fato as empresas estrangeiras entrantes possuem tarifas mais baratas do que as companhias nacionais, Gol, Latam e Azul. Neste estudo empregou-se o método descritivo exploratório que permite conhecer as características de um fenômeno e assim, possibilitando encontrar explicações das causas e consequências, a natureza da pesquisa é básica com uma abordagem quantitativa. Os resultados indicam que as entrantes Norwegian, Flybondi e Sky Airlines precificaram voos mais baratos nos itinerários em que as empresas nacionais ofertaram voos com conexões em viagens a lazer. Entretanto na rota Rio de Janeiro a Buenos Aires em viagens a negócio a Latam ofertou bilhetes mais baratos do que a entrante Flybondi, do mesmo modo ocorreu na rota Rio a Santiago do Chile em que a Gol precificou tarifas mais baratas do que a entrante Sky Airlines. Dessa forma verificou-se que as entrantes nas respectivas rotas avaliadas no mercado brasileiro são mais competitivas nas datas para viagens a lazer, enquanto que as empresas nacionais nas datas em viagens a negócio.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242945
Date: 2022-12-12


Files in this item

Files Size Format View
Tcc_Adilson__assinado.pdf 926.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar