Desenvolvimento do aplicativo english adventure: incentivo a prática diária da língua inglesa

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Desenvolvimento do aplicativo english adventure: incentivo a prática diária da língua inglesa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Stein, Mônica
dc.contributor.author Batista Junior, Sandro Charles
dc.date.accessioned 2022-12-15T19:30:52Z
dc.date.available 2022-12-15T19:30:52Z
dc.date.issued 2022-12-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242856
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design. pt_BR
dc.description.abstract No cenário mundial atual, as profissões estão se tornando cada vez mais globalizadas, o que torna fundamental aprender um novo idioma, em especial o inglês. Entretanto, decorrente do modelo de ensino ultrapassado e ineficiente adotado pelas instituições no Brasil (British Council, 2021), apenas uma pequena parcela da população possui tal habilidade. Sendo assim, o propósito deste trabalho foi o desenvolvimento de um conceito de uma plataforma de estudo pautada em técnicas de gamificação, possuindo grande foco na ludicidade através de um modelo mais ativo de estudos. Dentre os objetivos deste projeto está a realização de uma pesquisa para compreender a perspectiva do mercado em relação ao tema abordado, identificar o perfil dos possíveis públicos, aplicar conhecimentos de User Experience, User Interface e Game Design e desenvolver um protótipo da plataforma. Para este fim, foram utilizadas duas metodologias em conjunto. A primeira focada no desenvolvimento de interfaces para web, chamada de “Os Cinco Planos”, que foi desenvolvida por Jesse James Garrett e descrita em seu livro “The Elements of User Experience”. A segunda é Game Project Management de Jeannie Novak, e tem como objetivo o desenvolvimento de jogos. Ambos os autores são referência mundial em suas áreas. Verificou-se também, através de pesquisa, que há uma demanda desse tipo de abordagem no ensino brasileiro, tanto por parte dos professores quanto de alunos, sendo um mercado potencial ainda pouco explorado. Apesar da existência de diversas plataformas gamificadas de ensino de língua, percebe-se uma carência por inovação na área, tendo todas as plataformas um grande foco pedagógico e poucas mecânicas de games. pt_BR
dc.description.abstract In the current world scenario, professions are becoming more globalized, which makes it essential to learn a new language, especially English. However, Brazil’s current teaching reality is outdated and inefficient, and only a small portion of the country’s population masters the global language. Therefore, the purpose of this project was the development of a study platform concept based on advanced gamification techniques, primarily focusing on ludic aspects and a proactive learning model. The goals of this project are to conduct research to understand the market’s perspective in relation to its theme, identify the profile of a plausible public, apply knowledge in the UX, UI, and Game Design areas, and develop high-fidelity prototypes. For that matter, two different design methodologies were chosen. The first focus on web interface development, called "The Five Planes," was created by Jesse James Garrett and described in his book "The Elements of User Experience." The second is the "Game Project Management" framework by Jeannie Novak, focused on game development. This project identified a demand for this type of approach in the Brazilian market, both from the teachers’ and students’ profiles, being that this is a potential market still to be explored. Even though there are other gamified language learning platforms, there’s still a necessity for innovation in this area, especially due to the lack of gamification techniques and pedagogical intent. pt_BR
dc.format.extent 86 f. + 1 vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject English Learning pt_BR
dc.subject Ensino de Inglês pt_BR
dc.subject Experiência de Usuário pt_BR
dc.subject User Experience pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.title Desenvolvimento do aplicativo english adventure: incentivo a prática diária da língua inglesa pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Protótipo.mp4 35.40Mb MPEG-4 video View/Open Protótipo
TCC.pdf 18.94Mb PDF View/Open

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