Title: | Empreendedorismo Feminino: um estudo de caso com mulheres empreendedoras na grande florianópolis, sob a ótica da economia feminista |
Author: | Pinto, Morgana Weber |
Abstract: |
O presente estudo traz à luz questões referentes à antiga luta enfrentada pelas mulheres para conquistar seu espaço no mercado de trabalho, com enfoque no empreendedorismo feminino. Esse trabalho desenvolveu-se atraves da importância do empreendedorismo feminino para o desenvolvimento sócio-econômico do país e tendo em vista a carência de estudos sobre o tema no Brasil, principalmente relacionado a ótica da Economia Feminista. O tema tem ganhado maior visibilidade nos espaços de discussão educacional e provocado reflexões sobre o empreendedorismo feminino que tem se mostrado crescente diante dos novos desafios que envolvem a participação da mulher neste ramo. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso com análise dos dados coletados através de formulário aplicado com mulheres empreendedoras na região da grande Florianópolis, em conjunto com um comparativo das informações sobre empreendedorismo feminino brasileiro do SEBRAE em 2021. Dos resultados encontrados notam-se semelhanças e diferenças entre algumas características investigadas. Destacam-se o perfil empreendedor mais jovem, solteiras e sem filhos que quando observados pela perspectiva feminista, possibilitam às empreendedoras dedicar mais tempo aos seus negócios e a organizarem-se melhor financeiramente devido a redução das atividades desenvolvidadas na dupla jornada. Fato este, que destoa do cenário nacional onde empreendedoras dedicam-se menos aos seus negócios devido a sobrecarga com as atividades domésticas, resultado de um histórico desequilíbrio na divisão dessas tarefas e da responsabilização feminina como única responsável pela organização do lar e do bem-estar familiar. The present study describes issues related to the old struggle faced by women to conquer their space in the labor market, focusing on female entrepreneurship. This work was developed through the importance of female entrepreneurship for the socio-economic development of the country and in view of the lack of studies about the subject in Brazil, mainly related to the perspective of Feminist Economics. The theme has gained greater visibility in educational discussion spaces and provoked reflections on female entrepreneurship, which has shown itself to be growing in the face of the new challenges involving the participation of women in this field. This research is a case study with analysis of data collected through a form applied with women entrepreneurs in the Grande Florianópolis region, together with a comparison of information on Brazilian female entrepreneurship from SEBRAE in 2021. From the results found, similarities and differences between some investigated characteristics are noted. The youngest, single and childless entrepreneur profile stands out, which, when observed from a feminist perspective, allows women entrepreneurs to dedicate more time to their businesses and to organize themselves better financially due to the reduction of activities carried out in the double shift. This fact clashes with the national scenario where women entrepreneurs dedicate themselves less to their businesses due to the overload with domestic activities, the result of a historical imbalance in the division of these tasks and the responsibility of women as solely responsible for the organization of the home and well-being. familiar. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242750 |
Date: | 2022-11-29 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
MONOGRAFIA Morgana.pdf | 3.245Mb |
View/ |