Cotas nas universidades: a construção de um vídeo educativo.

DSpace Repository

A- A A+

Cotas nas universidades: a construção de um vídeo educativo.

Show full item record

Title: Cotas nas universidades: a construção de um vídeo educativo.
Author: Schreiber, Rúbia
Abstract: Introdução: Completados 10 anos da sua implementação, as cotas continuam sendo uma questão polêmica dentro e fora das universidades, assim como as políticas de ações afirmativas continuam sendo necessárias para o acesso equitativo à educação superior. Objetivo: Construir material audiovisual educativo capaz de promover a conscientização sobre a importância das ações afirmativas no contexto do ensino superior, fomentando reflexão ética sobre essa importante política pública. Método: A partir da revisão de literatura sobre cotas no ensino superior, foram identificados e organizados os principais aspectos sobre o objeto de estudo. Tais questões foram desenvolvidas na forma de um texto-roteiro para elaboração do vídeo. O roteiro foi revisado por uma professora experiente na temática e por uma estudante de jornalismo, após o que a primeira versão do vídeo foi produzida. Ele foi então avaliado por seis pessoas da comunidade acadêmica e aperfeiçoado conforme as sugestões recebidas. Resultado: O presente trabalho tem como resultado o vídeo produzido com duração de 5 minutos e 56 segundos, abordando a definição, a origem e os pontos supostamente polêmicos, bem como fomentando uma reflexão ética sobre as ações afirmativas. As contribuições dos estudantes e professores que avaliaram o vídeo foram significativas e permitiram seu aprimoramento. Com o compartilhamento nas redes sociais, espera-se alcançar os objetivos a que este trabalho se propôs. Conclusão: A produção deste TCC na forma de um vídeo educativo busca divulgar a importância da democratização do acesso ao ensino superior. Os bons resultados que as cotas obtiveram enquanto estratégia política de promoção da equidade no acesso ao ensino superior devem ser conhecidas pela população brasileira neste ano em que sua revisão foi prevista.Introduction: After 10 years of implementation, quotas system continue to be a controversial issue inside and outside Brazilian universities, as well as affirmative action policies continue to be necessary for equitable access to higher education. Objective: Develop educational audiovisual material, capable of promoting awareness about the importance of affirmative action in the context of higher education, and encouraging ethical reflection on this important public policy. Method: From the literature review, the main aspects of the quotas system in higher education were identified and organized. Such points were developed in a text script for video production. The script was revised by an expert teacher and by a journalism student. Then, the first version of the video was produced. It was evaluated by six people from the academic community and perfected as suggested. Result: The present work has resulted in a vídeo with 5 minutes and 56 seconds, addressing the definition, the origin, and the supposed controversial points, as well as promoting an ethical reflection about affirmative action. Students and teachers’ contributions were significant and allowed video improvement. After publishing it, it is expected to reach the final purpose of this work. Conclusion: The production of the video seeks to disseminate the importance of democratizing access to higher education. The good results that the quota system obtained as a political strategy to promote equity in access higher education should be known by the Brazilian population, especially in the year scheduled for its revision.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242725
Date: 2022-11-18


Files in this item

Files Size Format View
Pedido-de-Embargo-Modelo_assinado.pdf 287.3Kb PDF View/Open
TCC_RUBIA.pdf 1.694Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar