Ensino Superior e Economia Digital: uma análise da oferta de cursos e vagas TIC autorizadas no ensino superior brasileiro
Show full item record
Title:
|
Ensino Superior e Economia Digital: uma análise da oferta de cursos e vagas TIC autorizadas no ensino superior brasileiro |
Author:
|
Chagas, Lucas Alves das
|
Abstract:
|
O rápido avanço da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas últimas décadas, trouxe uma grande mudança na economia mundial tornando-a cada vez mais digital. As empresas precisam se adaptar e inovar para oferecer bens e serviços, gerando mudanças no modo de operar, competir e de mão de obra qualificada para executar essas novas demandas. O sistema de ensino superior tem uma função muito importante, ele pode oferecer este tipo de mão de obra. Para isto ocorrer é necessário que existam cursos e vagas no ensino superior relacionados a TIC. O objetivo é analisar a capacidade do ensino superior brasileiro, através de dados do Ministério da Educação (MEC) de janeiro de 1811 até julho de 2022, em vagas autorizadas anualmente pelo: tipo de graduação, gratuidade e modalidade de ensino na área TIC e não-TIC. E entender a distribuição temporal e relação dos mesmos ao longo do tempo. Visando contribuir para uma melhor compreensão sobre a oferta em TIC e direcionar diretrizes para o setor. Foi encontrada uma baixa representatividade de vagas gratuitas (2,91%) em TIC, e um crescimento massivo de vagas autorizadas de tecnólogos à distância a partir da década de 2010 em TIC. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242704
|
Date:
|
2022-12-05 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar