Title: | Graffiti e conflito: olhares sobre a Colômbia no século XXI |
Author: | Pérez Torres, Natalia |
Abstract: |
A tese propõe uma leitura panorâmica do conflito colombiano no século XXI a partir da prática do graffiti. Nesse sentido, faz um primeiro percurso que discute o protagonismo do graffiti na cidade contemporânea, sua importância histórica como manifestação no entre-lugar da arte e da política, e suas particularidades no contexto latino-americano até se consolidar como uma ferramenta de expressão a grande escala na região. Na sequência, apresenta a trajetória metodológica da pesquisa analisando e discutindo as possibilidades do turismo na configuração do olhar do pesquisador sobre a realidade. Com esses insumos, parte para a análise de dois acontecimentos significativos e seus desfechos dentro da dinâmica do conflito colombiano nas últimas décadas: o assassinato de um grafiteiro em Bogotá em 2011, e a Operación Orión em Medellín em 2002. Em ambos os casos, o graffiti foi assumido pelos jovens como uma forma de resistir às violências que experimentam quotidianamente, enquadradas também no conflito social do país. Os olhares que se configuram para narrar o conflito desde a perspectiva dos praticantes do graffiti, conclui, contribuem para a criação de uma imagem-graffiti, uma série de imagens constituídas principalmente pelas experiências dos jovens perante o conflito e os desafios de construir a paz na Colômbia. Abstract: The thesis proposes a panoramic reading of the Colombian conflict in the 21st century based on the practice of graffiti. In this sense, it makes a first course that discusses the protagonism of graffiti in the contemporary city, its historical importance as a manifestation in the in- between place of art and politics, and its particularities in the Latin American context until it is consolidated as a tool of expression to the great scale in the region. Next, it presents the methodological trajectory of the research, analyzing and discussing the possibilities of tourism in the configuration of the researcher's reality gaze. With these inputs, it analyzes two significant events and their outcomes within the dynamics of the Colombian conflict in recent decades: the murder of a graffiti artist in Bogotá in 2011, and the Operación Orión in Medellín in 2002. In both cases, Graffiti was assumed by young people as a way of resisting the violence they experience daily, also framed in the country's social conflict. The perspectives that are configured to narrate the conflict from the perspective of graffiti practitioners, it concludes, contribute to the creation of a graffiti-image, a series of images constituted mainly by the experiences of young people in the face of conflict and the challenges of building peace in Colombia. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242663 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PICH0256-T.pdf | 5.787Mb |
View/ |