Uma análise da construção da imagem de ciência e de cientista na série infantil Escola de Gênios

DSpace Repository

A- A A+

Uma análise da construção da imagem de ciência e de cientista na série infantil Escola de Gênios

Show full item record

Title: Uma análise da construção da imagem de ciência e de cientista na série infantil Escola de Gênios
Author: Santos, Macelle Khouri
Abstract: Essa tese tem por objetivo compreender qual a imagem de ciência e de cientista a série brasileira de ficção infantil Escola de Gênios constrói por meio de sua estrutura narrativa. Ancorada em reflexões sobre a construção de sentido no âmbito das narrativas audiovisuais, o estudo divide-se em duas dimensões. A primeira, de cunho mais exploratório, objetiva mostrar como a relação entre audiovisual infantil brasileiro e a ciência se origina e como ela vai se constituindo, ao longo do tempo, transitando entre o educativo e o entretenimento, tanto no cinema como na televisão, e traz como contribuição um panorama dessas produções, realizadas desde a década de 1930, no âmbito do INCE ? Instituto Nacional do Cinema Educativo ? às séries lançadas até o ano de 2018. A segunda dimensão tem um caráter analítico e destina-se à análise da série Escola de Gênios, cujas seis temporadas foram lançadas entre os anos de 2018 e 2021. Ancorado, do ponto de vista metodológico, na análise de conteúdo qualitativa, o estudo estrutura-se em dois eixos temáticos: a Escola de Gênios como um lugar de ciência; e o lugar das ciências na série Escola de Gênios, e toma a série em sua completude de temporadas, visto que os referidos temas apresentam-se de forma transversal, ao longo de toda a narrativa. Para melhor compreensão dos dados, o estudo ordena a análise a partir de constructos que organizam os mundos ficcionais, a saber: composição das personagens, construção dos ambientes, e enredamento de histórias, e delimita seu foco à atuação dos estudantes enquanto cientistas, sem desconsiderar a participação dos tutores no desenrolar das atividades. Ao final de sua trajetória, a investigação demonstrou que a imagem de ciência e de cientista construída pela série Escola de Gênios tem como pilares principais: a caracterização do cientista como gênio, a relação com as áreas do conhecimento, e a vinculação com a inovação tecnológica.Abstract: This thesis aims to understand the image of science and the scientist the Brazilian children?s fiction series Escola de Gênios builds through its narrative structure. Anchored in reflections on the construction of meaning in the context of audiovisual narratives, the study is divided into two dimensions. The first, of a more exploratory nature, aims to show how the relationship between Brazilian audiovisual production for children and science originates, and how this relationship is constituted, over time, moving between education and entertainment, both in cinema as on television, and brings as a contribution an overview of these productions, carried out since the 1930s, within the scope of INCE ? Instituto Nacional do Cinema Educativo ? to series released until 2018. The second dimension has an analytical character and is intended for the analysis of the series Escola de Gênios, whose six seasons were released between 2018 and 2021. Anchored, from a methodological point of view, in the qualitative content analysis, the study is structured in two thematic axes: the Escola de Gênios as a place of science; and the place of science in the series Escola de Gênios, and takes the series in its entirety of seasons, since the aforementioned themes are presented in a transversal way, throughout the entire narrative. For a better understanding of the data, the study orders the analysis from constructs that organize the fictional worlds, namely: character composition, construction of environments, and entanglement of stories, and delimits its focus to the performance of students as scientists, without disregarding the participation of tutors in the development of activities. At the end of its trajectory, the investigation showed that the image of science and scientist built by the Escola de Gênios series has as main pillars: the characterization of the scientist as a genius, the relationship with the areas of knowledge, and the link with technological innovation.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242602
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PICH0257-T.pdf 42.67Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar