Memórias e experiências nômades: uma viagem pelas histórias em quadrinhos de PowerPaola a partir dos seus deslocamentos pela América Latina

DSpace Repository

A- A A+

Memórias e experiências nômades: uma viagem pelas histórias em quadrinhos de PowerPaola a partir dos seus deslocamentos pela América Latina

Show full item record

Title: Memórias e experiências nômades: uma viagem pelas histórias em quadrinhos de PowerPaola a partir dos seus deslocamentos pela América Latina
Author: Cosme, Luana Balieiro
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os deslocamentos da artista e quadrinista equatoriana-colombiana PowerPaola pela América Latina. A partir disso, procurei refletir sobre as relações interpessoais em que ela narra as suas histórias. PowerPaola trouxe para a sua produção artística temas que entrelaçaram com as próprias vivências, que tornaram-se a fonte principal para o desenvolvimento do seu trabalho, tendo em vista questões sensíveis como infância, imigração, relações interpessoais e de gênero, amor, luto, amizade etc. Ela tem uma postura assumidamente feminista e nômade, que a faz transitar por vários países e, por isso, constituiu identificações fluídas para si e para seus personagens. Nesse contexto, a partir dos trânsitos da artista, percebi a formação de uma rede de mulheres quadrinistas/zineiras que se teceu pela geografia latino-americana e se fortaleceu enquanto resistência à produção de quadrinhos considerada hegemônica. Como aparatos teóricos e metodológicos, foram utilizadas, em grande parte, autoras mulheres, que teorizam sobre epistemologias feministas (HARDING, 1998), História da Arte (NOCHLIN, 1998; 2016; POLLOCK, 2013; GIUNTA, 2018), memórias (JELIN, 2002; 2014; 2017; OBERTI, 2010; OBERTI; BACCI, 2014), autobiografias (ARFUCH, 2010; 2013a; 2013b; 2014), descentramento do sujeito universal (BRAIDOTTI, 1994; 2002), categoria mulheres (SCOTT, 1995; 2002; LUGONES, 2007; BUTLER, 2015; MOHANTY, 2020) e redes feministas de solidariedade (MOHANTY, 2013; 2020). Fiz uma recuperação de nomes de algumas mulheres consideradas pioneiras nos quadrinhos do Brasil e da Argentina e problematizei as questões que atravessam as representações nos quadrinhos, não apenas de gênero, mas de raça, de classe e geopolíticas. Repensei o uso da categoria mulheres a partir de discussões mais amplas e críticas. A partir da análise da obra selecionada e da documentação disponível acerca do tema, percebi que há uma imensa disparidade no número de publicações de quadrinistas homens e mulheres, mesmo que já se tenha avançado muito nesse sentido; e, mais do que isso, é de extrema relevância descortinar a falta de reconhecimento ao trabalho de artistas como PowerPaola, que reinventaram a forma como se colocam diante de suas/seus leitoras/es para discutir temas importantes para as mulheres. Por fim, apresento questões sobre o uso dos documentos arquivados nos meios digitais na pesquisa histórica, suas vantagens e limites, e o seu uso, cada vez mais preponderante nas pesquisas da área de História.Abstract: The present work has as its main goal to analyze the displacements of the Ecuadorian-Colombian artist and comic book writer PowerPaola through Latin America. From this, I tried to reflect on the interpersonal relationships in which she tells her stories. PowerPaola brought to his artistic production themes that intertwined with his own experiences, which became the main source for the development of her work, considering sensitive issues such as childhood, immigration, interpersonal and gender relations, love, grief, friendship etc. She has an openly feminist and nomadic posture, which makes her travel through several countries and, therefore, creat fluid identifications for herself and her characters. In this context, based on the artist's transits, I realized the formation of a network of comic-writer/ziner women that was woven by Latin American geography and strengthened as a resistance to the production of comics considered hegemonic. As theoretical and methodological apparatus, were used, in large part, women authors who theorize about feminist epistemologies (HARDING, 1998), History of Art (NOCHLIN, 1998; 2016; POLLOCK, 2013; GIUNTA, 2018), memories (JELIN, 2002; 2014; 2017; OBERTI, 2010; OBERTI; BACCI, 2014), autobiographies (ARFUCH, 2010; 2013a; 2013b; 2014), decentering of the universal subject (BRAIDOTTI, 1994; 2002), women category (SCOTT, 1995; 2002 ; LUGONES, 2007; BUTLER, 2015; MOHANTY, 2020) and feminist solidarity networks (MOHANTY, 2013; 2020). I retrieved the names of some women considered pioneers in comics in Brazil and Argentina and problematized the issues that cross the representations in the comics, not only of gender, but of race, class and geopolitics. I rethought the use of the women category based on broader and more critical discussions. From the analysis of the selected work and the documentation available on the subject, I have noticed that there is a huge disparity in the number of publications by male and female comic artists, even though much progress has been made in this regard; and, more than that, it is extremely relevant to unveil the lack of recognition of the work of artists like PowerPaola, who reinvented the way they put themselves in front of their readers to discuss important issues for women. Finally, I present questions about the digital media archived documents used in historical research, their advantages and limits, and their application, which is increasingly prevalent in research in the field of History.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242576
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PHST0735-T.pdf 16.34Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar