Relevância do tema sustentabilidade entre os trabalhos de conclusão de curso de bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Relevância do tema sustentabilidade entre os trabalhos de conclusão de curso de bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação.

Mostrar registro completo

Título: Relevância do tema sustentabilidade entre os trabalhos de conclusão de curso de bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Autor: Veloso, Gabrielli Ciasca; Bassani, Jandir; Trierweiller, Andréa Cristina; Esteves, Paulo César Leite; Silva, Solange Maria da
Resumo: The present study proposes the exploration, analysis and representation of the term paper, in Portuguese language the TCCs, presented as a requirement to obtain a bachelor's degree in the Information and Communication Technologies, Federal University of Santa Catarina, Campus Araranguá. TCCs submitted to the University's repository in the period 2012 and 2015. Through the extraction of different items available in the TCCs as: teacher, keywords, abstract and year, and submission to the techniques of extraction and representation of data, it was possible to analyze and classify the works into 5 dimensions of cultural, spatial / geographical, ecological, economic, social and temporal sustainability. The search identified 83 TCCs, of which 28 presented key words with relevance to sustainability. At the end of this research one can observe the different relevant points of the production of the TCCs, as well as the interdisciplinary character intrinsic to the course.Este trabalho propõe a exploração, análise e representação dos Trabalhos de Conclusão de Curso para a obtenção do grau de Bacharel no curso de Tecnologias da Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá, submetidos ao repositório da universidade. Tem como objetivo minerar estes TCCs, entre 2012 a 2015, através de técnicas de extração de conhecimento, usando ferramentas de representação do conhecimento, tornando os dados legíveis e passíveis de inferências, através da extração de diferentes termos nos TCCs, como: professor (a) ou orientador (a), palavras-chave, resumo, ano. Com a submissão às técnicas de extração e representação de dados foi possível analisar e classificar os trabalhos em 05 dimensões de sustentabilidade cultural, espacial/geográfica, ecológica, econômica, social e temporal. A busca identificou 83 TCCs, 28 apresentaram palavras-chave com referência à sustentabilidade. Como resultado, pode-se observar os diferentes pontos relevantes dos TCCs, bem como o caráter interdisciplinar intrínseco ao curso.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242532
Data: 2017-05-03


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
ANAIS ENSUS 2017 (1)-834-844 (1).pdf 561.2Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar