Title: | Avaliação quantitativa e individualizada da curva de aprendizado de bloqueios peribulbares utilizando o método da soma cumulativa para para curva de aprendizado (LC-CUSUM) |
Author: | Benincá, Victor Medeiros |
Abstract: |
Introdução: Este estudo tem como objetivo avaliar as curvas de aprendizado de bloqueios peribulbares pelo método LC-CUSUM e estimar o número de tentativas necessárias para se atingir a proficiência no procedimento estudado. Método: Analisaram-se registros sequenciais de sucesso e falha obtidos anonimamente de 2075 bloqueios peribulbares realizados por 39 médicos em especialização do primeiro ano em anestesiologia. Cada registro é representado com o número da tentativa e os desfechos de sucesso ou falha no procedimento realizado pelo médico em especialização. Sucesso definiu-se como um bloqueio motor e sensorial completo, enquanto falha se definiu como um bloqueio incompleto que exigiu injeção complementar de anestésico local ou indução de anestesia geral. Curvas de aprendizado utilizando o método LC-CUSUM foram construídas, para estas uma taxa aceitável de falhas de 10%, uma taxa inaceitável de falhas de 20% e probabilidades de erros tipo I e tipo II de 10% foram ajustadas. Para determinação do limite de proficiência h_(0 )realizaram-se simulações matemáticas. Os residentes cujas curvas atingiram o limite h_0 foram considerados proficientes. Para seguimento pós-proficiência utilizou-se o método SPRT-CUSUM. Resultados: Trinta e nove residentes realizaram 2075 bloqueios (mediana = 52; amplitude interquartil = 27-78 [4-132] bloqueios por residente). Trinta residentes (77%) atingiram a proficiência após uma mediana de 13 bloqueios (13-19 [13-24]). Conclusões: O LC-CUSUM é um método eficaz para a monitorização das curvas de aprendizado de bloqueios peribulbares de médicos em especialização em anestesiologia, e a maioria destes irá atingir taxas de sucesso acumuladas ≥ 90% entre 13 e 24 tentativas. Background This study aimed to assess the learning curves of peribulbar anesthesia and estimate the number of blocks needed to attain proficiency. Methods Anonymized records of sequential peribulbar blocks performed by first-year anesthesia residents were analyzed. From each record, the block sequential number and the outcomes were extracted. Success was defined as a complete sensory and motor block of the eye, and failure as an incomplete block requiring supplemental local anesthetic injections or general anesthesia. Learning curves using the LC-CUSUM method were constructed, aiming for acceptable and unacceptable failure rates of 10% and 20% and 10% probability of type I and II errors. Simulations were used to determine the proficiency limit h_0. Residents whose curves reached h_0 were considered proficient. The sequential probability ratio test cumulative sum method (SPRT-CUSUM) was used for follow-up. Results Thirty-nine residents performed 2075 blocks (median = 52 blocks per resident; interquartile range (IQR)[range] = 27 – 78 [4 - 132]). Thirty residents (77%) achieved proficiency after a median of 13 blocks (13 – 19 [13 – 24]). Conclusions The LC-CUSUM is a robust method for monitoring novice residents' learning curves in peribulbar anesthesia, and most residents attain success rates ≥ 90% within 13 to 24 blocks. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Medicina. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242514 |
Date: | 2022-12-01 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
Manuscrito TCC final (2).pdf | 444.5Kb |
View/ |
Manuscrito TCC | |
Modelo_Ata_TCC_Victor_%281%29_assinado.pdf | 247.4Kb |
View/ |
Embargo/ata de defesa | |
Declaracao_do_o ... do_TCC_Victor_assinado.pdf | 152.9Kb |
View/ |
Declaração orientador versão final |