A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis

Show full item record

Title: A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis
Author: Souza, Raphaela Bang
Abstract: Neste trabalho objetivou-se compreender como se deve constituir a Formação Inicial de Professores para a EJA em Curso de Pedagogia de instituições de ensino superior pública da Grande Florianópolis. Para tanto, utilizamos como procedimento metodológico a análise de documentos dos Curso selecionados, identificando o espaço da EJA nas matrizes curriculares, nos ementários das disciplinas e nos projetos pedagógicos de cinco Cursos de Pedagogia da Grande Florianópolis, quais sejam: Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade do Estado de Santa Catarina; Instituto Federal de Santa Catarina-Palhoça; Faculdade Municipal de Palhoça e; Centro Universitário de São José. Estas estão localizadas em três Municípios da Região (duas em Florianópolis, uma em São José e duas em Palhoça) e representam a totalidade da oferta da formação inicial de professores no referido Curso em instituições públicas da região. Entre os resultados da pesquisa evidenciamos: que a EJA está presente nos CPe escolhidos com espaços distintos nas matrizes curriculares; porém, nenhum dos Cursos analisados tem a EJA como eixo norteador. consideramos importante ser mantido e ampliado nos currículos e na formação inicial de outras licenciaturas, assuntos que preparem os professores(as) para atuarem na EJA, contribuindo para o desenvolvimento da docência para essa modalidade.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240465
Date: 2022-09-09


Files in this item

Files Size Format View
1_FINAL_TCC_Raphaela_29out22.pdf 695.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar