Simulação das estratégias da indústria do entretenimento sob a ótica da gestão do design através da criação de franquias transmídia - Emulando uma pequena “Disney Brasileira” através do projeto The Rotfather
Simulação das estratégias da indústria do entretenimento sob a ótica da gestão do design através da criação de franquias transmídia - Emulando uma pequena “Disney Brasileira” através do projeto The Rotfather
Simulação das estratégias da indústria do entretenimento sob a ótica da gestão do design através da criação de franquias transmídia - Emulando uma pequena “Disney Brasileira” através do projeto The Rotfather
Author:
Muniz, Arthur Machado
Abstract:
O presente video refere-se ao trabalho realizado pelo acadêmico Arthur Machado Muniz, bolsista PIBITI entre o período de 2021-2022. Sob a orientação da Prof. Dra. Monica Stein, o projeto The Rotfather nasceu em 2011 dentro do laboratório de pesquisa G2E (Grupo de Educação e Entretenimento) da Universidade Federal de Santa Catarina, com o objetivo de simular uma franquia transmídia, isto é, uma franquia que cria conteúdos e linhas de produtos que podem ser desenvolvidos em mais de uma plataforma de mídia a partir de um mesmo universo narrativo.
Nesse contexto, durante a vigência da bolsa de pesquisa, foi identificado que o The Rotfather precisava compreender melhor o seu público-alvo, para quem se comunicava e quais eram os principais perfis que o projeto queria alcançar. Para atingir esse objetivo o bolsista atuou dentro da célula de gestão aplicando ferramentas de Design Thinking como Personas e mapeamento de jornadas. Ao mesmo tempo, o bolsista teve a oportunidade de desenvolver brasões para as principais famílias mafiosas desse universo, e que poderiam ser utilizados em diferentes mídias.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão