O presente relatório é uma sequência da pesquisa vinculada ao projeto “Fonologia das línguas do Golfo da Guiné” que propõe estabelecer uma continuação aos dois objetivos iniciais: a organização e o etiquetamento do material reunido em trabalhos de campo realizados entre 2009 a 2014 em São Tomé e Príncipe e na Guiné Equatorial, pela supervisora do projeto para os mais diversos fins como o Dicionário (AGOSTINHO E ARAUJO, em preparação) e o Método Pedagógico do Lung’Ie (AGOSTINHO E ARAUJO, 2021), além de facilitar o acesso ao aprendizado e à pesquisa das línguas faladas nessas localidades, apoiar futuros projetos educacionais no arquipélago frisando o papel da língua portuguesa no abandono crescente das línguas nacionais.
O projeto, como um todo, tem como objetivo mostrar aos falantes que a língua, não é só um objeto de interesse internacional e sim, um patrimônio cultural da humanidade. Ademais, como na primeira parte, o relatório caminha para um segundo olhar, mais maduro, para o estudo da entoação das sentenças interrogativas em lung’Ie e suas peculiaridades, tema de interesse que emergiu no momento em que os dados estavam sendo administrados, assim traçando paralelos com o português e outras línguas crioulas, chegando a algumas conclusões muito semelhantes ao que foi encontrado por Agostinho (2015) para o lung’Ie e Agostinho, Araújo e Santos (2019) para o fa d’Ambô, mais do que a vinculação, da partícula interrogativa a em lung’Ie, há uma entonação decrescente enquanto sentenças interrogativas sem tal partícula têm entonação crescente, possível de ser vista a partir da transcrição e análise acústica com o auxílio do Praat (BOERSMA E WEENICK, 2015).
Description:
PIBIC - Universidade Federal de Santa Catarina, CCE - LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURA VERNÁCULAS