Acolhimento e sucesso escolar no ensino superior: desenvolvendo estratégias integradoras na UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Acolhimento e sucesso escolar no ensino superior: desenvolvendo estratégias integradoras na UFSC

Show full item record

Title: Acolhimento e sucesso escolar no ensino superior: desenvolvendo estratégias integradoras na UFSC
Author: Silva, Jéssica Petronilha da
Abstract: O estudo em questão, foi uma ampliação da etapa de revisão de literatura acerca do acolhimento no ensino superior. Criou-se um questionário com perguntas fechadas e abertas . Nesse sentido, esse estudo teve por objetivo mapear as percepções de acolhimento dos universitários sobre acolhimento no ensino superior na Universidade Federal de Santa Catarina. A partir da análise das respostas, os principais resultados mostram que há ações que acolhem os estudantes, porém não são suficientes. A principal limitação do estudo foi o contexto em que os dados foram coletados, de forma online, em decorrência da pandemia de Covid-19 que mantinha o ensino remoto emergencial na universidade. Assim, houve desdobramentos limitantes tanto para a pesquisa quanto para o campo no qual ela se insere, não sendo possível desenvolver a etapa da pesquisa que interrelaciona a dimensão de acolhimento e sucesso escolar. Para agendas futuras de pesquisa, defende-se ampliar o conceito de acolhimento a partir do reconhecimento das universidades espaços de aprendizagem e da atividade criadora como potência da comunidade acadêmica, do papel social dessas instituições e, ainda, das contribuições da psicologia no desenvolvimento de alianças/redes com os diferentes atores educativos para o fortalecimento da vivência universitária.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239799
Date: 2022-09-19


Files in this item

Files Size Format View
PIBIC20212022.mp4 10.13Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar