Abstract:
|
Neste estudo, avaliou-se a efetividade de dois cursos da plataforma Operanda, que oferta cursos na modalidade online, aberta e massiva, elaborados a partir da Programação de Ensino. Os cursos avaliados foram os de Avaliação da Confiabilidade de Informações (ACI) e Formulação de Objetivos de Aprendizagem (FOA). Eles são constituídos por um perfil dos participantes, teste inicial, unidades de ensino, teste final e questionário de avaliação do curso. Para avaliar sua efetividade, foram realizadas análises estatísticas descritivas, inferenciais e medidas de tamanho de efeito, utilizando o software RStudio. Percebeu-se uma taxa de retenção muito alta nos cursos: no primeiro, de 40.91%, com 27 participantes, e no segundo de 60.8%, com 107 participantes. Ademais, eles resultaram desempenhos em nível de proficiência por parte dos usuários, com uma diferença entre as notas do teste e inicial e do teste final estatisticamente significativa (ACI: t=-7.19, p=0.00; FOA: t=-18.53; p=0.00) e um tamanho de efeito grande (ACI: d de cohen = 1.64; FOA: d de cohen = 2.15). Por fim, os cursos também foram bem avaliados pelos participantes, sendo que a experiência geral foi muito positiva para 75% dos usuários do ACI e 57% dos usuários do FOA. Em relação ao perfil, nos dois, a maior parte das pessoas eram mulheres jovens, residentes da região sul e cursando psicologia. Frente a esses dados, fica nítida a efetividade dos cursos, bem como da plataforma Operanda, para desenvolver aprendizagem, demonstrando a sua relevância para o ensino superior. |