Modelagem direta de perfis magnetométricos: Aplicação a diques máficos da costa de Santa Catarina
Author:
Rutsatz, Caetano
Abstract:
O Enxame de Diques de Florianópolis faz parte da Província Magmática do Paraná (PMP), sendo que esses eventos têm relação com a abertura do oceano Atlântico Sul. Estudos paleomagnéticos e geocronológicos sugerem os Diques de Florianópolis como um evento mais recente aos derrames da PMP, porém idade U-Pb recente para um dique da área continental, indica a mesma idade para as intrusivas e extrusivas. O Enxame de Diques Florianópolis está exposto ao longo da região costeira de Santa Catarina, principalmente ao sul de Florianópolis, ocorrendo como abundantes diques de diabásio com tendência NNE. Os diques cruzam verticalmente ou sub-verticalmente o embasamento granítico, e tendem principalmente N30-55°E.
O objetivo deste trabalho é investigar os diques máficos do Enxame Florianópolis através da modelagem direta de perfis magnetométricos. A metodologia desenvolvida consistiu em: Pesquisa bibliográfica, Definição do algoritmo, Levantamentos Magnetométricos, Aquisição dos dados, Processamento dos dados e Modelagem Direta. Como resultados, a pesquisa desenvolvou um código escrito em linguagem matlab para cálculo do campo magnético local em cada ponto do perfil magnetométrico realizado.
A modelagem direta de dados magnéticos dos diques da margem continental de Santa Catarina mostrou resultados satisfatórios, corroborando a hipótese de Caminha-Maciel et al (2017), de que os diques são rasos e truncados, sem continuidade regular na região dos campos de dunas. São recomendadas novas pesquisas com dados obtidos em levantamentos magnetométricos terrestres, abrangendo uma maior área e – se possível – a aplicação de uma malha regular para realizar modelagens diretas em 3D.