Propriedades de medida do Inventário de Ansiedade para Doenças Respiratórias em formato de formulário online em pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

DSpace Repository

A- A A+

Propriedades de medida do Inventário de Ansiedade para Doenças Respiratórias em formato de formulário online em pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Show full item record

Title: Propriedades de medida do Inventário de Ansiedade para Doenças Respiratórias em formato de formulário online em pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
Author: Pscheidt, Sabrina Leal
Abstract: Introdução: A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) associa-se a diferentes comorbidades, destacando-se a ansiedade. Após a adaptação transcultural, a escala Anxiety Inventory for Respiratory Disease passou a ser usada no Brasil sob o nome Inventário Ansiedade para Doenças Respiratórias (IAR). Com a pandemia da COVID-19, demandou-se a telerreabilitação e instrumentos em formatos alternativos de aplicação. Objetivo: Investigar as propriedades de medida da escala IAR em indivíduos com diagnóstico de DPOC aplicada por meio de formulário online. Métodos: Trata-se de estudo metodológico de caráter transversal.. Foram realizados três dias de coleta dos dados com intervalo de 48 horas entre eles. No primeiro dia, após concordância para participação no estudo, foram aplicados por telefone uma ficha de anamnese, a escala Modified Medical Research Council modificada (mMRC) e a COPD Assessment Test (CAT) para caracterização do nível de dispneia e do impacto da doença, respectivamente.. No segundo dia, via formulário eletrônico, foi aplicada uma ficha de controle para verificação de possível alteração nos sintomas ou medicações, além da Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) e do IAR para determinação da validade de construto convergente do IAR. No terceiro dia, os pacientes responderam novamente a ficha de controle no formato eletrônico e o IAR, para verificação da confiabilidade teste-reteste do instrumento. Os dados foram apresentados como média±desvio-padrão ou mediana (P25-P75). Os coeficientes de correlação entre os escores do IAR e HADS foram calculados por meio do teste de correlação de Spearman (p<0,05). A análise da confiabilidade teste-reteste foi realizada por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) com intervalos de confiança de 95% (IC95%). Resultados: Participaram do estudo 35 indivíduos (51,4% homens) com média de idade 66,5± anos com diagnóstico de DPOC moderada a grave (VEF1 de 46,2±14,4% do previsto), MRC de 2 (1-3), CAT de 11,1 (5-17) pontos e a maioria com escolaridade reduzida (31,4% com fundamental incompleto). As correlações entre o IAR e a HADS domínio ansiedade (rho = 0,53, p<0,001), depressão (rho = 0,66, p<0,001) e escore total (rho = 0,65, p<0,001) aplicados no formato eletrônico apresentaram magnitude moderada. O CCI para a confiabilidade teste-reteste foi de 0,65, (IC95% 0,45-0,84), considerado abaixo do adequado segundo o Consensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments. Conclusão: Os resultados do estudo indicam que o IAR apresentou melhores índices de validade do que de confiabilidade. Esses resultados podem ter sido influenciados pelo nível de escolaridade e a baixa familiaridade dos indivíduos avaliados com formulários eletrônicos.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências e Tecnologias da Saúde
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239274
Date: 2022-09-14


Files in this item

Files Size Format View
Apresentação PI ... 14 September 2022 (2).mp4 7.555Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar