POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: revisão integrativa
Author:
Oliveira, Larissa Fernanda de
Abstract:
A simulação é capaz de auxiliar na compreensão de temas complexos,
fomentando o pensamento crítico e assim, colaborando para melhoria do conhecimento,
performance, segurança, satisfação e aprendizagem. O objetivo foi analisar as potencialidades e
desafios a partir do uso de simulação virtual no ensino em saúde e enfermagem. O método
tratou-se de uma revisão integrativa de literatura, com dados coletados em cinco bases de
dados. Resultados: A maioria dos estudos foi desenvolvida no Canadá, com45,45%; a área área
de desenvolvimento dos estudos concentrou-se na enfermagem, com 77,27% e medicina com
18,18%; o tipo de simulação mais usado foi Simulação de Jogos
Virtuais com 68,18%. Conclusão: Prevaleceram fortalezas a respeito do modelo de
aprendizagem que possibilita uma experiência autêntica aos estudantes, vivências de
diferentes situações do mundo real, colaborando para um ensino por competências que visa a
formação integral do estudante. As fragilidades foram relacionadas à carência de acesso à
internet e efeitos adversos físicos, como náuseas, dores de cabeça, tonturas, pelo uso dos óculos de
realidade virtual. Os resultados colaboram para a ampliação do conhecimento sobre o tema;
para o planejamento e desenvolvimento adequado de simulações a partir do reconhecimento
das respectivas potencialidades e fragilidades.
Description:
Seminário de iniciação científica e tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de ciências da saúde. Enfermagem.