Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao currículo na contemporaneidade
Author:
Monteiro, Gabriel Henrique
Abstract:
Este trabalho explora alguns pontos do contexto educacional vivenciado durante o distanciamento social causado pela Pandemia da COVID-19; a profusão dos termos utilizados para nomear as práticas pedagógicas utilizadas para dar continuidade ao ano letivo na educação básica durante este período; a impressão de professores e gestores sobre a adaptação ao ensino remoto. Para isso foram realizadas revisões de literatura, cada uma para um objetivo, questionários e entrevistas com profissionais da área, e análise documental das leis que regulamentam a atividade docente em âmbito não presencial. Embasado na teoria crítica de tecnologia e currículo de Andrew Feenberg e Neil Selwyn, entendo que tecnologias, e seus nomes, são imbuídos de significados e representações ideológicas daqueles que as criaram, por isso é fundamental que haja atenção e estudo aprofundado sobre a relação entre tecnologia, educação e sociedade. Nossa pesquisa mostrou como há uma distância conceitual entre a compreensão Legislativa e Institucional sobre o quê foi o exercício docente realizado na pandemia, e apontam para uma diversidade de termos novos sem definições conceituais ou legais, aliado ainda a ausência quase total da terminologia “Educação a Distância’’.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina