Síntese e avaliação das atividades antiprotozoárias contra Trypanosoma cruzi e Leishamania amazonensi dos derivados N-alquilbutano-1-4-diamina, N-benzilbutano-1-4-diamina e N-(3-aminobutil)alcamida.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Síntese e avaliação das atividades antiprotozoárias contra Trypanosoma cruzi e Leishamania amazonensi dos derivados N-alquilbutano-1-4-diamina, N-benzilbutano-1-4-diamina e N-(3-aminobutil)alcamida.

Mostrar registro completo

Título: Síntese e avaliação das atividades antiprotozoárias contra Trypanosoma cruzi e Leishamania amazonensi dos derivados N-alquilbutano-1-4-diamina, N-benzilbutano-1-4-diamina e N-(3-aminobutil)alcamida.
Autor: Guarnieri, Humberto José Höeller
Resumo: Trypanosoma cruzi e Leishmania spp são parasitos protozoários responsáveis pelas doenças tropicais negligenciadas conhecidas como doença de Chagas e leishmaniose, respectivamente. Estes são uma das principais causas de morbidade e mortalidade na América Latina. Alguns agentes terapêuticos já estão disponíveis para tratar essas doenças, como, benzonidazol para T. Cruzi, anfotericina B e pentamidina para leishmaniose, no entanto, ainda causas diversos efeitos colaterais. Portanto, a busca por novos candidatos antiparasitários para o desenvolvimento de novos terapêuticos, que sejam eficazes, seguros, não tóxicos e mais acessíveis nessa área é ainda necessária. Atualmente, o desenvolvimento de compostos sintéticos e naturais tem importância na busca de novas alternativas terapêuticas. A síntese de diaminas e seus análogos já foram relatados como potenciais agentes antiparasitários contra doenças como malária, tripanosomiase e leishmaniose. Este trabalho teve como objetivo sintetizar e caracterizar os derivados de diamina e avaliar suas atividades biológicas contra T. cruzi e L. amazonensis amastigotas. As reações de bases de Schiff seguida a redução foram utilizados para obter os produtos sintéticos derivados de iminas e aminas, respectivamente. As estruturas químicas dos produtos sintetizados, derivados de iminas e aminas foram caracterizados por RMN de 1H e 13C e espectroscopia no IV. Todos os compostos obtidos estão sendo encaminhados para avaliação contra T. cruzi e L. amazonensis.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239092
Data: 2022-09-14


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Video p 32 SIC Humberto.mp4 9.614Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar