Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vieira, Rodrigo de Souza |
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dc.contributor.author |
Schulter, Israel Bardini |
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dc.date.accessioned |
2022-09-14T17:38:49Z |
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dc.date.available |
2022-09-14T17:38:49Z |
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dc.date.issued |
2022-09-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239072 |
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dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Centro Tecnológico.
Departamento de Engenharia Mecânica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o objetivo de facilitar operações e agregar segurança e qualidade de vida aos envolvidos em realizar as tarefas de movimentação de transformadores em condomínios residenciais, bom como sua instalação e posterior manutenção, Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.) e UFSC, por meio do Laboratório de Robótica Raul Guenther (LAR) e Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos (LASHIP), firmaram contrato via chamada pública, para o desenvolvimento de uma plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso. Para atender a necessidade de desenvolvimento de uma solução tecnológica, que parte do zero, sem ter semelhante no mercado, se fez o emprego da metodologia PRODIP (Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos), desenvolvida pelo NEDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos) do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. O PRODIP é caracterizado por possuir em três grandes etapas, sendo elas: Planejamento, Projetação e Implementação. A fase de Planejamento é caracterizada pelo planejamento de desenvolvimento do produto e do projeto. A etapa posterior, de Projetação, demanda inicialmente o desenvolvimento de um Projeto Informacional, Projeto Conceitual e Projeto Detalhado, onde são realizadas grandes definições para que se possibilite a geração de uma solução aos desafios propostos, levantamento de informações, requisitos e especificações que devem ser atendidas dentro de um contexto da indústria e comércio brasileiro. A época do início do ciclo 2021/2022, já se encontrava em andamento a fase de projetação, onde alternativas e ideias foram propostas e analisadas técnica e economicamente com o objetivo de concluir o leiaute do equipamento. Com o objetivo de realizar a transição para a fase de implementação, desempenharam-se então, com o auxílio do bolsista, os trabalhos de desenvolvimento das documentações necessárias para iniciar o processo de fabricação e montagem do equipamento desenvolvido. Ao fim do ciclo 2021/2022 o projeto se encaminha para sua etapa final, onde a solução tecnológica desenvolvida terá todos seus componentes fabricados para posterior montagem e validação. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Projetação |
pt_BR |
dc.subject |
Fabricação |
pt_BR |
dc.subject |
Detalhamento |
pt_BR |
dc.title |
Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
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