Abstract:
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Conforme o uso de ferramentas tecnológicas vem se tornando cada vez mais presente no dia a
dia, são necessárias inovações nos diversos âmbitos sociais para que consigam se adaptar,
inclusive relacionadas ao ensino. No contexto da Enfermagem, a simulação clínica é uma
metodologia de ensino que cria uma situação ou ambiente onde os alunos possam
experimentar a representação de um evento real, desenvolvendo e aprimorando suas
habilidades, sendo uma ferramenta inovadora e cada vez mais presente na aprendizagem.
Com isso, desenvolveu-se as presentes pesquisas em dois eixos. Objetivos: No eixo 1,
desenvolver e avaliar um mProtocolo de simulação a partir do Workflow eletrônico de
simulação clínica em Enfermagem em um aplicativo móvel para cenários de UTI e
emergência. No eixo 2, analisar a satisfação pessoal dos estudantes em relação ao treinamento
com simulação de alta fidelidade de pacientes com traumatismo múltiplo para o cuidado em
Unidades de Terapia Intensiva e Emergências. Métodos: O eixo 1 caracterizou-se por um
estudo quantitativo e descritivo pela utilização de técnica padronizada de coleta de dados, por
meio da aplicação de um instrumento visando analisar os critérios de usabilidade do
mProtocolo de simulação. No eixo 2, foi realizado um estudo quantitativo, do tipo descritivo e
retrospectivo, realizado de 2015 a 2018 com estudantes do curso de graduação em
Enfermagem. Resultados: No eixo 1, obteve-se a organização do mProtocolo de acordo com
as melhores práticas recomendadas pela INACSL de simulação na ferramenta Adalo® para
funcionar em diferentes sistemas operacionais como iOS, Android e Windows. Assim como, a
usabilidade avaliada pelos docentes e programadores ficou entre bom a excelente, com média
geral 83,5(±17,99) pelo Questionário SUS, se mostrando como uma possível tecnologia
válida para atividades efetivas de simulação clínica de alta fidelidade para estudantes de
Enfermagem. No eixo 2, os estudantes apontaram escores acima de 3 em relação à simulação
de alta fidelidade. Houve variabilidade significativa nos escores atribuídos aos domínios do
grau de satisfação dos estudantes em relação às atividades simuladas. Conclusões: No eixo 1,
embora a amostra tenha sido pequena, houve possibilidade de fazer uma análise interna de
usabilidade do produto para garantir que melhorias e que testes sejam feitos em grupos
maiores, visando sua implementação. E, no eixo 2, houve satisfação com o treinamento de
simulação de alta fidelidade de pacientes com traumatismo múltiplo entre os estudantes de
enfermagem. |