mProtocolo de simulação da aprendizagem em enfermagem em UTI e emergência e Elaboração e encaminhamento para publicação do artigo: Satisfação dos estudantes de enfermagem sobre simulação de alta fidelidade de paciente com traumatismo múltiplo

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Title: mProtocolo de simulação da aprendizagem em enfermagem em UTI e emergência e Elaboração e encaminhamento para publicação do artigo: Satisfação dos estudantes de enfermagem sobre simulação de alta fidelidade de paciente com traumatismo múltiplo
Author: Coelho, Maria Eduarda Hoffmann
Abstract: Conforme o uso de ferramentas tecnológicas vem se tornando cada vez mais presente no dia a dia, são necessárias inovações nos diversos âmbitos sociais para que consigam se adaptar, inclusive relacionadas ao ensino. No contexto da Enfermagem, a simulação clínica é uma metodologia de ensino que cria uma situação ou ambiente onde os alunos possam experimentar a representação de um evento real, desenvolvendo e aprimorando suas habilidades, sendo uma ferramenta inovadora e cada vez mais presente na aprendizagem. Com isso, desenvolveu-se as presentes pesquisas em dois eixos. Objetivos: No eixo 1, desenvolver e avaliar um mProtocolo de simulação a partir do Workflow eletrônico de simulação clínica em Enfermagem em um aplicativo móvel para cenários de UTI e emergência. No eixo 2, analisar a satisfação pessoal dos estudantes em relação ao treinamento com simulação de alta fidelidade de pacientes com traumatismo múltiplo para o cuidado em Unidades de Terapia Intensiva e Emergências. Métodos: O eixo 1 caracterizou-se por um estudo quantitativo e descritivo pela utilização de técnica padronizada de coleta de dados, por meio da aplicação de um instrumento visando analisar os critérios de usabilidade do mProtocolo de simulação. No eixo 2, foi realizado um estudo quantitativo, do tipo descritivo e retrospectivo, realizado de 2015 a 2018 com estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Resultados: No eixo 1, obteve-se a organização do mProtocolo de acordo com as melhores práticas recomendadas pela INACSL de simulação na ferramenta Adalo® para funcionar em diferentes sistemas operacionais como iOS, Android e Windows. Assim como, a usabilidade avaliada pelos docentes e programadores ficou entre bom a excelente, com média geral 83,5(±17,99) pelo Questionário SUS, se mostrando como uma possível tecnologia válida para atividades efetivas de simulação clínica de alta fidelidade para estudantes de Enfermagem. No eixo 2, os estudantes apontaram escores acima de 3 em relação à simulação de alta fidelidade. Houve variabilidade significativa nos escores atribuídos aos domínios do grau de satisfação dos estudantes em relação às atividades simuladas. Conclusões: No eixo 1, embora a amostra tenha sido pequena, houve possibilidade de fazer uma análise interna de usabilidade do produto para garantir que melhorias e que testes sejam feitos em grupos maiores, visando sua implementação. E, no eixo 2, houve satisfação com o treinamento de simulação de alta fidelidade de pacientes com traumatismo múltiplo entre os estudantes de enfermagem.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239041
Date: 2022-09-13


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