Encontro com formas visuais matemáticas: diagnóstico de uma visualidade
Author:
Ludvig, Isadora Cristina
Abstract:
O projeto de iniciação científica intitulado “Encontro com formas visuais matemáticas: diagnóstico de uma visualidade”, que foi realizado entre setembro de 2021 a agosto de 2022, está no âmbito do Projeto de Pesquisa intitulado “Formas e De-formas no Olhar: Por uma Educação Matemática Fronteiriça e Criadora”, ambos coordenados pela Profa. Dra. Cláudia Regina Flores, com apoio do CNPq. Este trabalho teve por objetivo revisitar as pesquisas realizadas com arte e matemática, em sala de aula do Ensino Fundamental, pensadas com o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM). No total, 6 trabalhos foram escolhidos, considerando que todos eles elaboraram e realizaram oficinas. Deles, foram analisados os registros destas oficinas realizadas, observando o emprego de enunciados que compõem uma formação discursiva da matemática, que ganham materialidade quando os participantes são postos a criar e pensar com obras de arte e falar de matemática. Para esta análise, levou-se em consideração a perspectiva da visualidade em educação matemática e a análise discursiva segundo Foucault. Com isso, partindo-se de uma planilha de trechos das oficinas, obteve-se um panorama de enunciados manifestados nas oficinas, que levam a problematizar sobre a educação matemática, colocando em exercício um imaginário do saber.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica; Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Ciências Físicas e Matemáticas; Matemática