Estado do conhecimento sobre as produções de didática (2009-2013): contribuições para a prática pedagógica

DSpace Repository

A- A A+

Estado do conhecimento sobre as produções de didática (2009-2013): contribuições para a prática pedagógica

Show full item record

Title: Estado do conhecimento sobre as produções de didática (2009-2013): contribuições para a prática pedagógica
Author: Bevacqua, Luis Gonzalez
Abstract: O presente relatório é resultado da pesquisa, com bolsa de estudos concedida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponibilizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o objetivo central de realizar a análise do conjunto de trabalhos apresentados no GT04 – Didática, da ANPEd Nacional, entre os anos de 2009-2013, tendo três eixos de análise: quanto à temática privilegiada (que forneceu pistas para discutir a questão da dispersão – ou não – do campo); quanto a metodologia utilizada; e, quanto às análises e conclusões. Foi percorrido o mesmo caminho da pesquisa feita por Maria Inês Marcondes; Miriam Soares Leite; Vania Finholdt Leite (2011), que analisou os trabalhos apresentados no GT04 de Didática da ANPEd, entre os anos de 2004-2008. Para alcançar o objetivo do trabalho foram lidos, na íntegra, 68 trabalhos apresentados durante os anos de 2009-2013, desconsiderando os pôsteres, que são trabalhos em fase inicial, e os dados foram agrupados em duas planilhas no decorrer da pesquisa. A planilha definitiva denominada Quadro das Categorias Temáticas, compilava todas as informações presentes na primeira, mas acrescentou dados referentes as 4 categorias temáticas e suas 18 subcategorias, desenvolvidas no trabalho de Marcondes; Leite e Leite (2011). Percebe como resultado da pesquisa a forte produção e presença da região sudeste; a predominância das instituições de caráter público, na produção de trabalhos apresentados; e o decréscimo de 8% dos trabalhos, se comparado aos anos de 2004-2008 analisados pelas pesquisadoras Marcondes; Leite e Leite (2011). Das 4 categorias temáticas, nota-se que a categoria Cotidiano Escolar sofreu com 30% de decréscimo; a categoria Formação de Professores com cerca de 24% de decréscimo; e, acréscimos nas pesquisas ocorreram na categoria Ensino Superior, com 28% e, a categoria Didática, com aproximadamente 100% de ampliação dos trabalhos. Já em relação a preferência por determinada categoria temática ficou constatada a seguinte ordem: Cotidiano Escolar (com 21 trabalhos); Formação de Professores (com 19 trabalhos); Ensino Superior (com 18 trabalhos); e, Didática (com 10 trabalhos). Além dos resultados apresentados vale destacar que a experiência possibilitada pelo PIBIC e financiado pelo CNPq, do presente trabalho, possibilitou a inserção no Grupo de Estudo e Pesquisa denominado Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE), permitindo a participação nos encontros do grupo, a qual foram convidados uma variedade de professores, com o intuito de compartilhar e discutir com o grupo, resultando em uma ampliação do repertório acadêmico tanto pelo que se discutia como as referências que se mencionavam nas reuniões, e também por essa bolsa PIBIC estar relacionada a análise dos trabalhos apresentados na ANPEd, a qual possui um rigoroso sistema de avaliação, possibilitou contato com pesquisas científicas envolvendo diferentes temáticas dentro do campo da Didática.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238703
Date: 2022-09-05


Files in this item

Files Size Format View
VideoSIC.mp4 766.8Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar