TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância

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TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância

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Title: TELEVISÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CULTURA DE MOVIMENTO: tecendo reflexões de uma trama no contexto da infância
Author: Lisbôa, Mariana Mendonça
Abstract: Este trabalho caracterizado como uma pesquisa bibliográfica de cunho fundamentador, teve como objetivo refletir sobre as relações que envolvem a formação/ produção de representações sociais sobre a cultura de movimento/ Educação Física em função da centralidade da mídia televisiva na organização do cotidiano infantil e o modo como as experiências das crianças vêem se transformando dentro deste contexto. Mesmo sabendo que na infância as estruturas do pensamento encontram-se em processo característico de desenvolvimento e consolidação, através de seu contato e descobertas no/com o mundo, entendemos que as crianças, principalmente a nível escolar, já revelam ou organizam sua percepção a partir de algumas possíveis representações sociais compartilhadas. Mesmo podendo, muitas vezes, apresentar-se de forma instável, ou até mesmo contraditória - fato relevado e possível dentro das representações - acreditamos ser possível encontrar essas categorias do pensamento no universo infantil, e ainda acredita-se que muito dessa influência na atualidade é determinada pela televisão. A TV enquanto protagonista da Indústria Cultural, ou sua melhor expressão espetacularizada, objetiva criar condições para manutenção do status quo. Isto porque seus interesses estão a favor da ideologia e modo capitalista de produção. Assim, as representações produzidas vão ao encontro de valores desejáveis ao capital como: individualismo, competição, consumo, etc. Presente em variados gêneros e programas, especialmente aqueles onde encontramos grande audiência infantil, essas imagens e informações sobre conteúdos e temáticas da cultura de movimento, acabam constituindo-se em representações sociais que colonizam o imaginário infantil. Sendo a escola uma possibilidade de mediação institucional dentro do processo de comunicação, importante para ressignificação dos conhecimentos propostos pela TV (criticando-os, afirmando-os ou transformandoos), cabe a ação coletiva e política desta instituição (especialmente a pública) investir na sua contribuição para uma educação emancipatória que não desconsidere o educar para a mídia, com a mídia e produzindo mídia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238676
Date: 2003


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