Pelo Direito à Natureza: Educação Ambiental e o Papel Docente em Núcleos de Educação Infantil em Florianópolis-SC

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Pelo Direito à Natureza: Educação Ambiental e o Papel Docente em Núcleos de Educação Infantil em Florianópolis-SC

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Title: Pelo Direito à Natureza: Educação Ambiental e o Papel Docente em Núcleos de Educação Infantil em Florianópolis-SC
Author: Machado, Alves Eliane
Abstract: A Educação Ambiental tem como um de seus objetivos proporcionar uma maior sensibilidade dos educandos em relação à natureza e tudo que a envolve, na finalidade de conhecê-la e preservá-la. Assim ela é importante desde a educação infantil, favorecendo o desenvolvimento da criança na esfera cognitiva e física e proporcionando um maior conhecimento sobre o meio em que se vive. Denota-se que nos ambientes de boa parte das escolas brasileiras, como é o caso do município de Florianópolis-SC, o acesso à natureza acontece de forma precária, e as crianças ficam muito tempo dentro de ambientes fechados. O objetivo desta pesquisa é analisar como uma maior integração entre as crianças e a natureza pode ser benéfica ao aprendizado da Educação Ambiental e ao desenvolvimento infantil, de modo geral, refletindo sobre o papel da escola e dos profissionais da educação, nesta perspectiva. Nesse sentido, a metodologia da pesquisa envolveu a revisão bibliográfica sobre a necessidade de integração entre a criança e a natureza, no contexto da Educação Infantil, além da realização de três entrevistas com professoras/es de Núcleos de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Com essa pequena pesquisa vê-se que o tempo proporcionado em espaços externos é muito pouco, em relação ao tempo em que as crianças ficam dentro da instituição. Cabe ressaltar, que o espaço externo oferecido às crianças, geralmente é construído com materiais da construção civil, como concreto e plástico, não permitindo o contato com a natureza ou seus elementos, dificultando a abordagem docente, no que tange a Educação Ambiental. Isso se reflete nas unidades de Educação Infantil visitadas.Os docentes dessas unidades, têm que utilizar de meios criativos para valorizar o conhecimento e o respeito, em relação à natureza. Percebe-se, portanto, o quanto ainda é necessário fazer para que realmente as crianças tenham uma Educação Ambiental de qualidade, no contexto educacional.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238434
Date: 2022-07-22


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