A presença das tecnologias de informação e comunicação na Educação Física permeada pelo discurso da indústria cultural

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A presença das tecnologias de informação e comunicação na Educação Física permeada pelo discurso da indústria cultural

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Title: A presença das tecnologias de informação e comunicação na Educação Física permeada pelo discurso da indústria cultural
Author: Bianchi, Paula
Abstract: Apresentar subsídios teóricos que possam contribuir com a análise e discussão mais aprofundada das relações entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a Educação Física permeada pelo discurso da indústria cultural é o objetivo central deste estudo. O progresso e as inovações tecnológicas provocam mudanças aceleradas no modo de vida da sociedade, nas formas de educar e aprender, nas concepções de ensino e nas qualificações. No entanto, observa-se que existe acerca do apogeu das tecnologias um discurso muito eficaz produzido pela então chamada indústria cultural, que se refere ao fetichismo criado em torno das TICs. Esse fetichismo promove um certo encantamento sobre as TICs, suas possibilidades e seus produtos, leva ao consumo exacerbado, conduz à substituição gradativa do real pelo simulacro, e “dita” regras de como as pessoas devem sentir, pensar e agir para alcançar a “felicidade eterna”, a medida que nos apresentam o que é certo e aquilo que deve ser descartado. Os meios de comunicação constituem os condutores do discurso da indústria cultural. Entre os programas que mais chamam a atenção está o esportivo. A Educação Física componente curricular que trata pedagógica e cientificamente dos conteúdos da cultura de movimento, sempre manteve uma relação muito próxima com as mídias e a aplicação de tecnologias, no que se refere ao esporte de rendimento e a aquisição de formas estéticas socialmente reconhecidas como padrão de beleza. Essa relação é potencializada pelo discurso midiático, que por sua capacidade de recorte/recriação da realidade, produz evidências confirmadoras e obscurece os argumentos contrários. A educação é, portanto, o principal caminho para “libertar” o homem e tornálo capaz de refletir e agir diante de uma possível realidade fabricada produzida pelas mídias e pela indústria cultural.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238406
Date: 2008


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