Title: | Crescimento do mercado de brechós e comportamento do consumidor: novos modelos de negócio e upcycling |
Author: | Santos, Dinnye Caroline dos |
Abstract: |
O consumo de peças de roupas de maneira desenfreada vem trazendo diversos malefícios nas esferas ambientais, sociais e econômicas. Assim, a indústria tenta o todo tempo suprir a necessidade do mercado em estar constantemente acompanhando o mundo da moda e suas tendências, trazendo cores, estampas, texturas e tecnologias que atraem o consumidor final. Desse modo, surge uma oportunidade e, também, alternativa, para a venda, repasse e reuso de peças de roupas, acessórios, calçados e do mundo da moda como um todo, dando a oportunidade para que se tenha uma cadeia cada vez mais consciente e com menos desperdício, aliadas a práticas governamentais que visam fortalecer está causa. Nesse sentido, a pesquisa visa identificar, em caráter quantitativo e qualitativo, através de questionário do tipo Survey, aplicado por meio de formulário Google Forms visando identificar a adesão da população para esse novo segmento, sua aceitação e a adaptação a esse mercado, que já existe há anos, mas que vem se expandindo com o passar do tempo, além de entrevistas via vídeo chamada com proprietários de brechós. Entretanto, será possível delinear as preferências do consumidor relacionadas ao mercado de peças de segunda mão, ligados a brechós, e os motivos pelos quais levam, ou não, as pessoas a realizarem compras nesse tipo de estabelecimento. Desse modo, o resultado da pesquisa trouxe informações que se encaixam entre os questionários e os aspectos enfatizados pelos proprietários de brechós trazendo dados numéricos para a problemática e ressaltando a causa alarmante. Assim, fica-se evidente a busca de mulheres por esse segmento e, assim, traz consigo que o artigo mais consumido são peças de vestido. The unbridled consumption of clothing items has brought many harms in the environmental, social and economic spheres. Thus, the industry tries all the time to supply the market's need to be constantly following the fashion world and its trends, bringing colors, prints, textures and technologies that attract the final consumer. In this way, an opportunity arises, and also an alternative, for the sale, transfer and reuse of clothing, accessories, footwear and the fashion world as a whole, giving the opportunity to have an increasingly conscious and with less waste, combined with government practices that aim to strengthen this cause. In this sense, the research aims to identify, in a quantitative and qualitative way, through a Survey-type questionnaire, applied through a Google Forms form, aiming to identify the population's adhesion to this new segment, its acceptance and adaptation to this market, which has already has been around for years but has expanded over time, as well as video call interviews with thrift store owners. However, it will be possible to outline consumer preferences related to the secondhand parts market, linked to thrift stores, and the reasons why, or not, people make purchases in this type of establishment. In this way, the result of the research brought information that fits between the questionnaires and the aspects emphasized by the owners of thrift stores, bringing numerical data to the problem and highlighting the alarming cause. Thus, it is evident the search of women for this segment and, thus, it brings with it that the most consumed article are pieces of dress. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Engenharia Têxtil |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238303 |
Date: | 2022-07-22 |
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TCC_Dinnye C. Santos.pdf | 1.675Mb |
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TCC |