Estudo observacional do filme: o que você faria? (el método): uma análise fílmica quanto à gestão de pessoas e o trabalho nas organizações na atualidade

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Estudo observacional do filme: o que você faria? (el método): uma análise fílmica quanto à gestão de pessoas e o trabalho nas organizações na atualidade

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Title: Estudo observacional do filme: o que você faria? (el método): uma análise fílmica quanto à gestão de pessoas e o trabalho nas organizações na atualidade
Author: Youn, Bruno
Abstract: O presente estudo tem como objetivo geral “analisar o filme ‘O Que Você Faria? (El Método)’ como recurso para auxiliar a identificar as limitações das políticas de Administração de RH (ARH) e das práticas de gestão de pessoas nas organizações e as transformações do trabalho na atualidade”. A pesquisa classifica-se como: aplicada, qualitativa, descritiva, documental, e estudo de caso, utilizando uma amostragem intencional, não probabilística, com coleta de dados por observação direta e não participante. Os procedimentos metodológicos consistiram no levantamento da ficha técnica do filme, seguida de análise fílmica e análise crítica. A pesquisa revelou que o Método "Grönholm", como técnica de simulação, serve de metáfora para maximizar a realidade neoliberal do mundo empresarial. Este método, como processo seletivo pré-contratual de executivos de uma empresa multinacional, submete os candidatos a pressões extremas, expondo criticamente atitudes reprováveis, incitando conflitos e discussões, discriminação, desrespeito e assédio moral. Concluiu-se que o Método "Grönholm" segue modelos de gerenciamento de ideologia neoliberal e cultura do management, utilizando políticas e práticas de ARH de natureza estratégica, com base na competitividade, unilateralidade e desigualdade entre capital e trabalho, típicos da lógica discriminatória do mercado de trabalho e dos processos seletivos contemporâneos. Predominaram as visões da gestão de pessoas de caráter funcionalista, utilitarista e economicista, e de racionalidade instrumental, com formas sistêmico-controladora de indivíduos, desconsiderando a gestão social, democrática e emancipatória. Os resultados, em síntese, apontam que o uso de filmes, como recurso didático-pedagógico, pode ser útil para o estudo e o aprendizado na Administração de RH, confirmando que a metáfora do cinema constitui uma metodologia para analisar o fenômeno organizacional emsua realidade cotidiana.The present study has as a general objective “analyze the cinematographic work ‘What Would You Do? (The Method)’ as a resource to help identifying limitations of policies in HR Management (HRM) and of people management’s practices as well as the transformations in work nowadays”. The research classifies itself as: applied, qualitative, documental, and case study, utilizing an intentional sample, non-probabilistic, with data collection by direct observation and non-participant. The methodological procedures consisted in the gathering of a technical sheet, followed by filmic analysis and critical analysis. The research showed that the “Grönholm" Method, as a simulation technique, serves as a metaphor to maximize the neoliberal reality of the corporate world. This method, as a pre-contractual selective process of business executives of a multinational company, submits the candidates to extreme pressure, exposing critically reprehensible attitudes, inciting conflicts and discussions, discrimination, disrespect and moral harassment. The conclusion is that the "Grönholm” Method follows management models of neoliberal ideology and management culture, utilizing policies and practices of HRM of strategic approach, basing on competitiveness, unilateralism, inequality between capital and work, typical of the discriminatory logic of the job market and of contemporary selection processes. There was a predominance of people management’s ideals consisted in functionalism, utilitarianism and economism, and of instrumental rationality, with controlling-systemic mechanisms of individuals, not considering social management, democracy and emancipation. The results, in short, point out that the use of films as a didactic-pedagogic resource could be useful to the study and learning process in the Administration of HR, confirming that the metaphor of cinema constitutes a methodologyto analyze the organizational phenomenon in its mundane reality.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238053
Date: 2022-07-29


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