Mindfulness na atenção primária à saúde: construindo o cuidado e a autonomia do enfermeiro na perspectiva da promoção da saúde

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Mindfulness na atenção primária à saúde: construindo o cuidado e a autonomia do enfermeiro na perspectiva da promoção da saúde

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Title: Mindfulness na atenção primária à saúde: construindo o cuidado e a autonomia do enfermeiro na perspectiva da promoção da saúde
Author: Dalmolin, Indiara Sartori
Abstract: A meditação é uma prática integrativa e complementar em saúde, inserida na política nacional e vem sendo incorporada na Atenção Primária à Saúde. Construir o cuidado e a autonomia do enfermeiro por meio de um tipo de meditação, denominada atenção plena ? mindfulness ? promove a utilização do método com mais facilidade, aumenta o acesso e melhora a qualidade de vida, no enfoque da integralidade e olhar sensível sobre o ser humano e complexidades vividas. Esta tese objetivou compreender como a meditação da atenção plena ? mindfulness ? pode ser uma estratégia de cuidado e autonomia profissional dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde na perspectiva da promoção da saúde. Tratou-se de pesquisa qualitativa, do tipo participante, embasada no referencial teórico de Paulo Freire. O estudo foi realizado com 16 enfermeiras de um município da região Sul do Brasil. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica da entrevista aberta em profundidade, em formato virtual, gravada e transcrita. Para a interpretação, ancorou-se na análise de conteúdo do tipo temática, com base na operacionalização de Minayo. A pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba-PR. Os resultados foram descritos em três dimensões de modo a representar os principais núcleos de sentidos evidenciados. O primeiro manuscrito desvelou que o cuidado se aproxima do mindfulness, principalmente no que tange aos princípios de acolhimento, autoconhecimento, compaixão, paciência e compreensão do ser humano. Por meio da meditação os enfermeiros encontram uma estratégia de cuidado, fazendo uso de técnica de baixo custo, que se utiliza da capacidade e treinamento da mente humana em estar presente e se conectar com o que está realmente acontecendo. O segundo manuscrito abordou que a autonomia profissional do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde está em processo de evolução e consolidação. A formação, a busca por conhecimentos, os protocolos de enfermagem e as experiências somam forças para a nutrição do papel do enfermeiro. As participantes refletiram também sobre a operacionalização da meditação da atenção plena ? mindfulness ? no trabalho desempenhado pelo enfermeiro, destacando que é possível introduzir tal prática de cuidado no rol de prescrições do profissional, em relação à saúde física e mental, em âmbito individual e coletivo. O terceiro manuscrito revelou que a meditação da atenção plena ? mindfulness ? é uma estratégia de cuidado para os enfermeiros e pode ser desenvolvida no âmbito da consulta de enfermagem, seja nas demandas espontâneas, como nas programadas, especialmente nos atendimentos e acompanhamentos relacionados à saúde mental. O uso da meditação foi identificado, também, para a preparação do enfermeiro, como fio condutor de alinhamento emocional e psicológico frente aos desafios do cotidiano. Dessa forma, concluiu-se que, os enfermeiros podem orientar, prescrever e acompanhar as pessoas/famílias e utilizar o recurso da meditação, desenvolvendo assim, autonomia na consulta de enfermagem e resolutividade no cuidado prestado. Para tanto, é fundamental dar visibilidade a este campo de conhecimento e instrumentalizar os enfermeiros para a utilização da meditação no trabalho no contexto da Atenção Primária à Saúde.Abstract: Meditation is an integrative and complementary practice in health, inserted in a national policy, and has been incorporated into Primary Health Care. Building nursing care and autonomy through a type of meditation, called mindfulness, promotes amore easy use of the method, increases access and improves quality of life with a focus on integrality and a sensitive view of the human being and lived complexities. This thesis aimed to understand how mindfulness can be a strategy of care and professional autonomy for nurses in Primary Health Care from the perspective of health promotion. This was a qualitative research of the participant type based on Paulo Freire?s theoretical framework. The study was carried out with 16 nurses from a municipality in the southern region of Brazil. The technique of in-depth open interview, in virtual format, recorded and transcribed,was usedfor data collection. The interpretation was anchored inMinayo?s operationalization method of thematic content analysis. The research was approved by the Research Ethics Committees of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and the Municipal Health Department (MHD) of Curitiba-PR. The results were described in three dimensions in order to represent the main nuclei of meaning. The first manuscript revealed that care is close to mindfulness, especially with regard to the principles of reception, self-knowledge, compassion, patience and understanding of the human being.Through meditation, nurses find a care strategy that makes use of a low-cost technique using the ability and training of the human mind to be present and connected with what is really happening. The second manuscript addressed that the professional autonomy of nurses in Primary Health Care is in the process of evolution and consolidation. Training, the search for knowledge, nursing protocols, and the experiences add strength to the nutrition of the nurses? role. The participants also reflected on the operationalization of mindfulness in the work performed by nurses, emphasizing that it is possible to introduce this practice of care in the list of professional prescriptions, in relation to physical and mental health, at an individual and collective level. The third manuscript revealed that mindfulness is a care strategy for nurses and can be developed within the scope of the nursing consultation, whether in spontaneous demandor programmed consultations, especially in care and follow-up related to mental health. The use of meditation was also identified for the preparation of nurses as a guideline for emotional and psychological alignment in the face of everyday challenges. It was concluded that nurses can guide, prescribe and follow-up people/families and use the resource of meditation, developing in this way autonomy in the nursing consultation and resolution in the care provided. Therefore, it is essential to give visibility to this field of knowledge and prepare nurses to use meditation in their work in the context of Primary Health Care.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237982
Date: 2022


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