MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem

DSpace Repository

A- A A+

MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem

Show full item record

Title: MaquiAR: uma solução com realidade aumentada aplicada no e-commerce de maquiagem
Author: Cechetto, Mateus Nunes
Abstract: Compras online estão cada vez mais populares, e receberam um impulso ainda maior com a pandemia da COVID-19. Assim, foram evidenciados tanto suas vantagens em relação ao comércio em lojas físicas, como a comodidade, quanto suas desvantagens. Uma delas é a impossibilidade de tocar o produto com as mãos. É difícil ter certeza quanto de como o produto é no mundo real já que a maior parte dos produtos são apresentados em fotos 2D e breve descrição. Com isso muitos consumidores acabam desistindo da compra ou se arrependendo dela porque o produto não era o esperado. O objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo com Realidade Aumentada de maquiagem para dispositivos móveis, com o propósito de levar aos usuários uma experiência diferente na apresentação de maquiagem online e maior segurança para comprá-las. Para sustentar a proposta do aplicativo, foi estudado na literatura os impactos do uso de Realidade Aumentada na intenção de compra dos consumidores e foram analisados aplicativos populares relacionados ao comércio eletrônico de maquiagens. A proposta deste trabalho é um aplicativo Android que permitirá os usuários experimentarem diferentes tipos de maquiagem através da câmera do smartphone, por meio de filtros com Realidade Aumentada e terá acesso a informações das maquiagens que estão experimentando e de como comprá-las. É descrito o processo de desenvolvimento do aplicativo, a arquitetura utilizada e as dificuldades encontradas. Por fim, são apresentados testes realizados com usuários e os seus resultados.Online shopping is increasingly popular, and has received a boost with the COVID-19 pandemic. Thus, both its advantages in relation to shopping in physical stores, such as convenience, and its disadvantages were evidenced. One of the disadvantages is the impossibility to touch the product with your hands. It is hard to evaluate how the product looks in real world since most of the products are presented in 2D photos and a brief description. As a result, many consumers end up giving up on the purchase or regretting it because the product was not what they expected it to be. The goal of this work is to develop a makeup Augmented Reality application for mobile devices, with the purpose of bringing users a different experience in how makeup is presented online and greater security to buy them. To support this application's proposal, the impacts of the use of Augmented Reality on consumers' purchase intentions were studied in the literature and popular applications related to makeup e-commerce were analyzed. The proposal of this work is an Android application that will allow users to try different types of makeup through the smartphone's camera, through filters with Augmented Reality and the users will have access to information about the makeup they are trying and how to buy them. The application development process, the architecture used and the difficulties encountered are described. Finally, tests performed with users and their results are presented.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237957
Date: 2022-07-13


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 27.65Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar