Análise do comportamento histórico do perfil dos estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da UFSC

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Análise do comportamento histórico do perfil dos estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da UFSC

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Title: Análise do comportamento histórico do perfil dos estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da UFSC
Author: Sell, Lígia
Abstract: O objetivo deste trabalho é desenvolver uma análise do comportamento histórico do perfil dos estudantes dos cursos de graduação de Sistemas de Informação e Ciências da Computação do Departamento de Informática e de Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A motivação surgiu a partir da leitura do artigo "Por que as mulheres 'desapareceram' dos cursos de computação?”{} de Carolina Santos, que descreve o perfil dos estudantes do curso de Ciências da Computação da Universidade de São Paulo (USP) desde a sua criação até hoje. Quando da criação em 1970 do curso de Ciências de Computação na USP, 70\% dos estudantes eram mulheres, já no último ano analisado, 2016, esse número cai drasticamente para somente 15\% dos estudantes. Assim, nasceu a curiosidade de descobrir se este e outros padrões se repetiam dentro dos cursos relacionados a computação do Campus Florianópolis da UFSC, considerando que ambos os cursos de Ciências da Computação, tanto da UFSC quanto da USP, nasceram na mesma década. Sendo assim, neste trabalho, afere-se se os resultados encontrados vão ao encontro das conclusões levantadas sobre o histórico na USP, e, em uma segunda pesquisa que mostra o panorama brasileiro da inserção das mulheres nos cursos de tecnologia da informação nos anos de 2009 a 2018. Ainda, faz-se uma comparação entre os perfis dos estudantes do INE antes e depois da implementação do Programa de Ações Afirmativas (PAA) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que usa como prova de entrada no ensino superior o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A análise realizada nesse trabalho é baseada em dados oficiais da UFSC e complementados com informações provindas de consultas com funcionários da universidade. Para lidar com os dados é utilizada a metodologia \textit{Knowledge Discovery in Databases (KDD)}, ou "Descoberta do Conhecimento em Bases", como parte de um processo ainda mais amplo de Mineração de Dados. Os dados coletados são quantitativos como: sexo, idade, raça, cidade, forma e categoria de ingresso dos alunos matriculados nos cursos citados. A partir disso, criou-se parâmetros comparativos que auxiliam na visualização das tendências nas graduações relacionadas a Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina. Quando compara-se a UFSC com a USP, logo observou-se que, ao contrário da universidade paulista, o perfil de discentes nos cursos avaliados na UFSC sempre foi fortemente masculino em todos os anos examinados. Confrontando a universidade catarinense com os padrões brasileiros, deparou-se com o mesmo perfil altamente masculino. Em relação a implementação do PPA, percebeu-se um maior volume de pessoas da raça parda e preta iniciando nos cursos, porém, em relação a raça indígena, não há impactos. Fez-se a mesma comparação entre antes e depois da utilização do SISU, o perfil dos alunos continuou praticamente o mesmo. Os resultados desta pesquisa auxiliarão na criação de parâmetros para comparações futuras que contém hoje duas graduações, contribuindo assim para o desenvolvimento da universidade.The project aims to develop an analysis of the historical behavior of the profile of students in the Information Systems and Computer Science undergraduate courses of the Department of Informatics and Statistics (INE) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The motivation came from reading the article "Why did women 'disappear' from computer courses?"{} by Carolina Santos, who describes the profile of students in the Computer Science course at the University of São Paulo (USP) since its creation until today. At that graduation, when it was created in 1970, 70\% of the students were women, but in the last year analyzed, 2016, that number drops dramatically to 15\%. Thus, the curiosity came to find out if within the technology courses at the Campus Florianópolis at UFSC this and other patterns were repeated, considering that both Computer Science courses, UFSC and USP, were born in the same decade. Therefore, in this work, it is verified whether the results found are in line with the conclusions raised about the history at USP, and, in a second research that shows the Brazilian panorama of the insertion of women in information technology courses in the years 2009 to 2018. Furthermore, a comparison is made between the profiles of INE students before and after the implementation of the Affirmative Actions Program (PAA) and the Unified Selection System (SISU), which uses the National Exam of High School (ENEM). The analysis is based on official data from UFSC and complemented with information from interviews with university employees. To deal with the data, the methodology \textit{Knowledge Discovery in Databases (KDD)}, or "Discovery of Knowledge in Databases", is used as part of an even broader process of Data Mining. The data collected are quantitative, such as: sex, age, race, city, form and category of admission of students enrolled in the aforementioned courses. From this, comparative parameters are created that help in the visualization of trends in graduations related to Information Technology at the Federal University of Santa Catarina. When comparing UFSC with USP, it is soon observed that, unlike the University of São Paulo, the profile of students in the courses evaluated at UFSC was always strongly male in all the years examined.Comparing the Santa Catarina university with Brazilian standards, it is faced with the same highly masculine profile. Regarding the implementation of the PPA, there is a greater volume of black and mixed race people starting the courses, however, in relation to the indigenous race, there are no impacts. Making the same comparison between before and after using the SISU, the profile of the students remained practically the same. The results of this research will help to create parameters for future comparisons, thus contributing to the development of the university.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237847
Date: 2022-07-12


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