Title: | Contribuições da prática pedagógica como componente curricular na integração de tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica |
Author: | Cândido, Sara Lins |
Abstract: |
A sociedade encontra-se entrelaçada com as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) em todos os seus âmbitos, alterando nossos modos de ser e estar no mundo. A educação se vê desafiada com a intensa presença das TDIC na vida das pessoas. Na formação inicial de professoras(es) há carência de discussão sobre as TDIC no currículo. A Prática Pedagógica Como Componente Curricular (PPCC) é um espaço na formação inicial das(os) futuras(os) professoras(es) dedicado a aproximá-las da docência, promovendo articulações entre o conhecimento biológico e as particularidades do ensino-aprendizagem e as realidades da educação, onde temos observado, com frequência, o desenvolvimento de recursos pedagógicos com o uso de TDIC. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é compreender se e como as PPCC do currículo de formação inicial do curso de Ciências Biológicas da UFSC contribuem para a integração crítica das TDIC na educação básica. As(os) participantes da pesquisa são egressas(os) do curso de licenciatura em CB que atuam ou atuaram na educação básica. Adotamos como referenciais teóricos a Teoria Crítica da Tecnologia, o modelo TPACK e a Mídia-educação. A pesquisa configura-se como um estudo de caso, de natureza qualiquantitativa, com o uso de questionário online como instrumento de coleta com questões fechadas e abertas, sendo empregada a Análise Temática de Conteúdo para as questões abertas. Foram obtidas 38 respostas ao questionário. Os dados demonstram a necessidade de uma maior compreensão coletiva acerca da PPCC, pois a PPCC ainda é vista, de maneira geral, como um espaço para a elaboração de um produto, onde as TDIC sãoo tratadas como um instrumento neutro. Por outro lado, apontam que as(os) participantes dessa pesquisa sentem necessidade de discutir de maneira mais aprofundada questões relacionadas as TDIC, posicionando-as como um necessário objeto de estudo do currículo da formação inicial. Dessa forma, a PPCC possui potencial para abordar criticamente as TDIC na formação das(os) futuras(os) professoras(es), integrando as dimensões de ferramenta pedagógica para o ensino de ciências e biologia e de objeto de estudo necessário à formação cidadã na contemporaneidade. Society is involved with the Digital Information and Communication Technologies (DICT) in all its scopes, changing our ways of being in this world. The education sees itself challenged by the intense presence of DICT in people's lifes. In the undergraduation courses of teachers, there is a lack of discussion about the DICT on curriculum. The Pedagogical Practice as a Curricular Component (PPCC) is a space in undergraduation courses of the future teachers dedicated to bringing them closer to teaching, promoting articulation between the biological knowledge and the particularities of teaching and learning and the realities of education, where we’ve been noticed, frequently, the development of pedagogical resources with the use of DICT. Thus, the aim main of this research is to understand if and how the PPCC of the curriculum of the undergraduation courses of Biological Sciences teachers at UFSC contribute to critical integration of DICT on basic education. The participants of the research are graduates from Biological Sciences undergraduate course who work or have worked on basic education. We adopt as theoretical references the Critical Theory of Technology, the model TPACK and Media Education. The research qualifies as a case study, of qualitative and quantitative nature, with the use of an online questionnaire as data collection instrument with open and closed questions, and Thematic Analysis of Content was used for the open questions. 38 responses were obtained for the questionnaire. The data shows the necessity of more collective understanding about PPCC, because PPCC is still in general considered a place for the development of a product, that DICTs are treated as a neutral instrument. Still, shows that the participants of this research feel necessity to discuss more deply subjects about DICTs, putting them as a necessary study object of the curriculum of the undergraduation course. Thus, PPCC has potential to critically approach DICTs in initial formation of future teachers, integrating the dimensions of pedagogical resource to science and biology teaching and object of study necessary for citizen formation in contemporary times. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237840 |
Date: | 2022-07-20 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC_Sara.pdf | 430.8Kb |
View/ |
TCC |