Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia

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Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia

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Título: Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia
Autor: Ruela, Jady de Souza
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar materiais paradidáticos voltados para o ensino básico que tratam de anfíbios e/ou répteis e discutir aspectos sobre o ensino de animais presentes nestes. Os materiais foram buscados em sites de laboratórios das universidades federais brasileiras, de projetos ambientais relacionados a anfíbios e répteis, instituições voltadas para a proteção e conservação destes animais, sendo selecionados materiais de acesso livre, em português e publicados entre 2018 e 2022. Foram encontrados 45 materiais, sendo eles, livros, vídeos, jogos, guias fotográficos e atividades. A partir da identificação destes materiais, foi possível desenvolver uma planilha de base de dados a fim de organizá-los e disponibilizá-los para alunos e professores do ensino básico. Para a análise, foram estabelecidos critérios assinalados na própria planilha da base de dados: categoria de materiais, temas, formação dos autores e ano de publicação e, através destes, discutir os aspetos presentes no ensino de animais: valores estéticos, humanização e utilidade. Em relação a categorias de materiais, os livros e vídeos foram os mais numerosos, sendo a principal característica entre eles a utilização de histórias. Quanto à formação dos autores, os coordenadores ou supervisores dos projetos e laboratórios vinculados ao material, possuem a graduação e experiência nas áreas abordadas pelas obras, o que expressa uma maior confiabilidade sobre o conteúdo destes materiais. Em relação à presença de aspectos relativos ao ensino de animais, verificou-se que a utilidade não estava presente em nenhum dos materiais, a atribuição de valores estéticos apareceu somente uma vez e a humanização foi o aspecto mais encontrado, em 35 materiais. Os materiais paradidáticos que mais humanizaram os animais foram os livros e, faziam isto, principalmente, através da utilização de histórias. Assim, constatou-se que o ensino de animais é produto dos animais humanos para outros animais humanos, deste modo, todos os aspectos discutidos neste trabalho existem em decorrência do antropocentrismo. Ainda, verificou-se que os materiais identificados possuem uma preocupação em trazer informações corretas de acordo com os conhecimentos científicos mais recentes.This work aimed to identify paradidatic materials aimed at basic education that deal with amphibians and/or reptiles and discuss aspects of teaching animals present in these. The materials were searched on the websites of laboratories of the Brazilian federal universities, of environmental projects related to amphibians and reptiles, institutions focused on the protection and conservation of these animals, being selected materials of free access in Portuguese and published between 2018 and 2022. From the identification of these materials, it was possible to develop a database spreadsheet in order to organize them and make them available to students and teachers in basic education. For the analysis, criteria were set which were flagged in the database worksheet itself: category of materials, subjects, training of authors and year of publication and, through these, discuss the aspects present in animal education: aesthetic values, humanization, and utility. In relation to categories of materials, books and videos were the most numerous, the main feature among them being storytelling. As for the training of the authors, the coordinators or supervisors of the projects and laboratories linked to the material have the degree and experience in the areas covered by the works, which expresses a greater reliability about the content of these materials. With regard to the presence of aspects related to the teaching of animals, it was found that the utility was not present in any of the materials, the attribution of aesthetic values appeared only once and humanization was the most found aspect, in 35 materials. The paradidatic materials that most humanized animals were books, and they did this mainly through storytelling. Thus, it was found that the teaching of animals is the product of human animals to other human animals, so all aspects discussed in this work exist as a result of anthropocentrism. Furthermore, it was found that the identified materials have a concern to bring correct information in accordance with the most recent scientific knowledge.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237833
Data: 2022-07-18


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