Title: | Análise do nível de maturidade na adoção de learning analytics em instituições de ensino superior do Brasil |
Author: | Scheneider, Thais Fernanda |
Abstract: |
A Learning Analytics (LA) como campo de pesquisa cresceu rapidamente na última década. No entanto, a adoção de LA é encontrada principalmente em pequena escala nas Instituição de Ensino Superior (IES). Este trabalho apresenta um estudo exploratório sobre o nível de maturidade da LA nas instituições de ensino superior nas regiões do sul e sudeste brasileiro. Neste trabalho, elaborou-se um instrumento de coleta de dados com base em dois estudos, o primeiro deles busca compreender quais são as abordagens institucionais da LA no ensino superior europeu e o segundo propõe um modelo sistemático que permitem identificar em que nível de maturidade a IES se encontra e como ascender a níveis mais altos de maturidade gradativamente, intitulado como modelo de maturidade MMALA. Com base nas respostas de 40 participantes responsáveis pelos dados das instituições de 6 estados brasileiros foi possível perceber que as IES são capazes de gerenciar um grande volume de dados, integrar dados de diferentes sistemas e obter dados em formatos utilizáveis para uma futura análise. Os principais dados coletados das IES são procedentes de ambientes de gerenciamento acadêmico ou ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A LA no Brasil é encontrada em pequena escala e poucas vezes em nível institucional nas IES. Dos sete estados brasileiros pesquisados, apenas 3 IES possuem implantada a LA em nível institucional. Os gestores das IES brasileiras entendem a LA como um meio de investigação da dinâmica atual de alunos e professores em ambiente educacional, possibilitando identificar padrões de risco e criar melhorias para o processo de aprendizagem. Os principais resultados obtidos pelas IES são a melhora nas tomadas de decisões, melhora na qualidade do ensino e menor índice de evasão nos cursos. Com relação ao nível de maturidade das instituições de acordo com as áreas de processo do MMALA as IES se encontram nos níveis Ad-hoc (nível 1) ou inicial (nível 2), nas áreas de processo: Capacitação dos stakeholders; avaliação da eficácia das soluções; e apoio na interpretação dos resultados. Em nível 2 ou níveis superiores: qualidade de dados; propriedade dos dados; comunicação; e legislação, privacidade e ética. E em nível estruturado (nível 3), nas áreas de processo de: aquisição de dados; e liderança. E entre os níveis estruturado (nível 3) e sistemático (nível 4): Infraestrutura; identificação e envolvimento dos stakeholders; e planejamento pedagógico das soluções. Abstract: Learning Analytics (LA) as a research field has grown rapidly over the past decade. However, the adoption of AL is mainly found on a small scale in Higher Education Institutions (HEIs). This work presents an exploratory study on the level of maturity of AL in higher education institutions in the southern and southeastern regions of Brazil. In this work, a data collection instrument was developed based on two studies, the first of which seeks to understand what are the institutional approaches of AL in European higher education and the second proposes a systematic model that allows identifying at what level of maturity the IES is and how to gradually ascend to higher levels of maturity, called the MMALA maturity model. Based on the responses of 40 participants responsible for data from institutions in 6 Brazilian states, it was possible to perceive that HEIs are capable of managing a large volume of data, integrating data from different systems and obtaining data in usable formats for future analysis. The main data collected from HEIs come from academic management environments or virtual learning environments (VLE). AL in Brazil is found on a small scale and rarely at an institutional level in HEIs. Of the seven Brazilian states surveyed, only 3 HEIs have implemented AL at the institutional level. The managers of Brazilian HEIs understand AL as a means of investigating the current dynamics of students and teachers in an educational environment, making it possible to identify risk patterns and create improvements for the learning process. The main results obtained by the HEIs are the improvement in decision-making, improvement in the quality of teaching and lower dropout rates in courses. Regarding the maturity level of the institutions according to the MMALA process areas, the HEIs are at the Ad-hoc (level 1) or initial (level 2) levels, in the process areas: Stakeholder training; assessment of the effectiveness of solutions; and support in the interpretation of results. At level 2 or higher: data quality; data ownership; Communication; and legislation, privacy and ethics. And at a structured level (level 3), in the process areas of: data acquisition; and leadership. And between the structured (level 3) and systematic (level 4) levels: Infrastructure; stakeholder identification and involvement; and pedagogical planning of solutions. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237776 |
Date: | 2022 |
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PTIC0129-D.pdf | 4.140Mb |
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