Title: | Proposta de um painel gerencial baseado em mineração de dados para uma empresa do setor de saúde |
Author: | Silva, Leonardo Jose |
Abstract: |
No contexto de uma empresa do setor de saúde, inserida em um ambiente altamente competitivo, identificar, apoiado em resultados visuais, seu desempenho individual e ante aos concorrentes, é parte essencial para sua consolidação no setor. A partir desta premissa, o objetivo deste trabalho é desenvolver, suportado nas etapas do processo CRISP-DM de mineração de dados, um painel gerencial capaz de solidificar as informações presentes no vasto banco de dados disponibilizado pela empresa e apresentá-las de maneira visual, a partir de um modelo de Business Intelligence. O modelo teste do painel foi validado com base nos demais relatórios da empresa e por cálculos desenvolvidos na própria base de dados. Toda a pesquisa buscou modelar indicadores capazes de expor, clara e visualmente, informações financeiras e comerciais para a empresa, além de desenvolver uma previsão quanto a seu faturamento. O método de pesquisa foi o de pesquisa-ação, adotando análises quantitativas e qualitativas. Como resultado, obteve-se um painel gerencial robusto que unifica indicadores desenvolvidos: Faturamento por canal, estados e ao longo dos meses, Projeção do faturamento, Market Share por marcas e Efeitos Preço, Volume e Mix. Percebeu-se a eficiência do modelo de mineração e a versatilidade no trato de dados pela ferramenta de Business Intelligence. Por fim, após as conclusões, o estudo apresenta algumas sugestões de trabalhos futuros. In the context of a company in the health sector, inserted in a highly competitive environment, identifying, based on visual results, its individual performance compared to their competitors is an essential part of its consolidation in the sector. Based on this premise, the objective of this work is to develop, supported by the stages of the CRISP-DM data mining process, a management panel capable of solidifying the information present in the vast database provided by the company and presenting it in a visual manner, from a Business Intelligence model. The panel test model was validated based on other company reports and calculations developed in the database itself. The entire research sought to model indicators capable of displaying, clearly and visually, financial and commercial information for the company, in addition to developing a forecast regarding its revenue. The research method was action research, adopting quantitative and qualitative analyses. As a result, a robust management panel was obtained, unifying the following developed indicators: Revenue by channel, states and over the months, Revenue Projection, Market Share by brands and Price, Volume and Mix Effects. It was noticed the efficiency of the mining model and the versatility in the handling of data by the Business Intelligence tool. Finally, after the conclusions, the study presents some suggestions for future work. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237472 |
Date: | 2022-07-22 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf | 1.471Mb |
View/ |
TCC |