Estratégias políticas das organizações: percepções sobre lobbying

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Estratégias políticas das organizações: percepções sobre lobbying

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Title: Estratégias políticas das organizações: percepções sobre lobbying
Author: Britto, Luiz Fernando
Abstract: Este trabalho analisa as estratégias políticas utilizadas por organizações privadas no Brasil, descrevendo ações e práticas utilizadas para influenciar atores políticos, apurando percepções de gestores de relações governamentais. A pesquisa possui natureza aplicada, com abordagem qualitativa e utilizando a metodologia de pesquisa de caso, com dados levantados a partir de entrevistas semiestruturadas focalizadas conforme roteiro de entrevista descrito no apêndice 02. Foram entrevistados 8 profissionais da área de relações institucionais e governamentais, atuando em empresas de diferentes segmentos da economia, situados em São Paulo, Florianópolis e Brasília. Os resultados encontrados permitem inferir que há um vasto leque de ações políticas utilizadas para influenciar os tomadores de decisões governamentais. As estratégias de informação, que buscam influenciar as decisões dos atores políticos com o fornecimento de informações e dados relevantes, são as mais utilizadas. Como conclusão deste trabalho, percebe-se um crescimento na área de relações governamentais no Brasil, com o uso integrado, cada vez mais recorrente, de estratégias políticas nas ações empresariais, em busca de mitigação de riscos e aproveitamento de oportunidades.This work analyzes the political strategies used by private organizations in Brazil, describing actions and practices used to influence political actors, ascertaining the perceptions of government relations managers. The research has an applied nature, with a qualitative approach and using the case research methodology, with data collected from focused semi-structured interviews, following the interview script described in Appendix 02. Eight professionals from the area of institutional and governmental relations were interviewed, working in companies from different segments of the economy, located in São Paulo, Florianópolis and Brasília. The results found allow us to infer that there is a wide range of political actions used to influence government decision makers. Informational strategies, which seek to influence the decisions of political actors by providing relevant information and data, are the most used. As a conclusion of this work, there is a growth in the area of government relations in Brazil, with the increasingly integrated use of political strategies in business actions, in search of risk mitigation and opportunities.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237327
Date: 2022-07-19


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