AVALIAÇÃO DE HABILIDADES CULINÁRIAS E ESCOLHAS ALIMENTARES DOS ALUNOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
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Title:
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AVALIAÇÃO DE HABILIDADES CULINÁRIAS E ESCOLHAS ALIMENTARES DOS ALUNOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 |
Author:
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Souza, Izabel Cardoso de; Kotzias, Juliana Silva
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Abstract:
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INTRODUÇÃO: A culinária está interligada ao ato de alimentar-se desde o seu nascimento, ultrapassando as necessidades biológicas para englobar relações sociais e envolvendo o desenvolvimento de habilidades culinárias, passadas culturalmente e ensinadas, por exemplo, durante o curso de graduação em Nutrição. As habilidades culinárias envolvem desde o planejamento de cardápios até o preparo de alimentos e se caracterizam como um dos determinantes que propiciam escolhas alimentares mais saudáveis. Atualmente, observa-se um declínio nas habilidades da população devido a diversos fatores, como o aumento da disponibilidade de alimentos ultraprocessados. Neste contexto, o nutricionista passa a ser um profissional de saúde fundamental para disseminar e estimular o desenvolvimento de habilidades culinárias em suas diferentes áreas de atuação. A disciplina Técnica Dietética é a principal responsável por inserir o estudante do curso de graduação em Nutrição no universo das habilidades culinárias, com conteúdos desde a seleção de ingredientes até o preparo de uma receita culinária. OBJETIVO: Caracterizar as habilidades culinárias e as práticas alimentares de estudantes universitários do curso de Nutrição em uma universidade pública no sul do Brasil. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal realizado com estudantes universitários do curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes matriculados na disciplina NTR 5608 – Técnica Dietética no segundo semestre de 2022. A coleta de dados sobre habilidades culinárias e escolhas alimentares foi realizada por meio de um instrumento validado para a população universitária. A coleta ocorreu antes do início da disciplina. Para a análise dos dados, utilizou-se o software estatístico SPSS versão 22. RESULTADOS: Os resultados sugerem que em sua maioria, os estudantes não acham que cozinhar seja trabalhoso (63%) ou frustrante (47%), preferem utilizar alimentos in natura e minimamente processados para utilizarem na confecção de preparações e são adeptos a utilização de sobras, evitando assim o desperdício. A utilização de alimentos básicos, juntamente com o vasto tempo para cozinhar e o conhecimento de técnicas culinárias pode estar associado ao consumo diário de frutas, legumes e verduras. CONCLUSÃO: Observou-se que os fatores que influenciam as escolhas alimentares, entre as respostas mais frequentes dos participantes, a maioria está relacionada ao conteúdo da disciplina Técnica Dietética: facilidade do preparo (89,5%); aparência, cheiro e textura (73,7%); e composição do alimento (68,4%). Esse motivo evidencia a importância do conhecimento ministrado para acrescentar e transformar as habilidades culinárias. |
Description:
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TCC(graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Nutrição. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237218
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Date:
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2022-07-22 |
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