PROJETOS ESPORTIVOS DE CARÁTER SOCIAL E CARREIRAS DESVIANTES: UM ESTUDO DE CASO COM JOVENS EM CONFLITO COM A LEI

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PROJETOS ESPORTIVOS DE CARÁTER SOCIAL E CARREIRAS DESVIANTES: UM ESTUDO DE CASO COM JOVENS EM CONFLITO COM A LEI

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Title: PROJETOS ESPORTIVOS DE CARÁTER SOCIAL E CARREIRAS DESVIANTES: UM ESTUDO DE CASO COM JOVENS EM CONFLITO COM A LEI
Author: SCHEILA, ESPINDOLA ANTUNES
Abstract: Existe em torno do esporte um discurso bastante disseminado sobre suas potencialidades no trato com valores éticos e morais. Embutida nesse discurso está uma premissa que o aponta como ferramenta de elevado potencial dentro de ações sociais direcionadas a públicos e comunidades socialmente menos favorecidas. As justificações para a inserção do esporte nessas ações podem estar fundamentadas na crença em seu potencial educativo, no (suposto) poder de combate a criminalidade e/ou na crença de seu potencial para o desenvolvimento de habilidades e competências sociais. Foi com base no debate promovido entorno desses usos sociais do esporte que delimitamos como objetivo central da tese: analisar os sentidos e significados que jovens desviantes atribuem ao esporte a partir da experiência esportiva desfrutada dentro de um projeto de caráter social, buscando inferir se tal experiência é capaz de afastar esses jovens de carreiras desviantes. A pesquisa em campo foi desenvolvida a partir de um estudo de caso, qualitativo, no qual empregou-se a observação direta e a participação no cotidiano de um projeto esportivo de caráter social desenvolvido no município de Barbacena/MG. Também foram realizadas entrevistas (semi estruturadas e não diretivas). Participaram do estudo 04 jovens desviantes que cumpriam medida de prestação de serviços no referido projeto. As análises apontam que a participação no projeto esportivo não promoveu alterações perceptíveis nos modos de pensar e agir dos desviantes, tão pouco foram promovidas mudanças em seus projetos individuais. Para três dos jovens acompanhados no estudo, as práticas esportivas do projeto serviram apenas como estratégia para aliviar o tédio ocasionado pela medida socioeducativa
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236712
Date: 2018-08-09


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