O ENSINO DE ANTROPOLOGIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE CANINDÉ - CEARÁ

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O ENSINO DE ANTROPOLOGIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE CANINDÉ - CEARÁ

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Title: O ENSINO DE ANTROPOLOGIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE CANINDÉ - CEARÁ
Author: GOMES, DANIEL PINTO; Pereira, Arliene S. Menezes; Fernandes, Ruan Galdino; Almeida, Francisca A. K. Braga; Teixeira, Antônio F. Feitosa; de Assis, Lafaete Moreira; Guerra, Maria Neide Sales
Abstract: Desde 1980, no Brasil, cresceu a importância das bases sociais e humanas na construção do conhecimento em Educação Física. Nesta perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é analisar o ensino de Antropologia nos cursos de Licenciatura em Educação Física do município de Canindé, no Ceará. O desenvolvimento de etnografias sobre lazer, esporte e educação física, a problematização das relações entre natureza e cultura, gênero, etnia e raça, além do avanço sobre as noções de corpo compõem a agenda brasileira em torno do assunto. A metodologia aplicada nesta pesquisa deu-se a partir de revisões bibliográficas no campo da Antropologia e da Antropologia da Educação Física. Também, fizemos levantamentos documentais nas duas instituições que oferecem tal formação pedagógica, colhendo os projetos político pedagógicos dos cursos, ementário de disciplinas e materiais didáticos disponibilizados nas aulas. Foram realizadas, ainda, observações e entrevistas com alunos e professores. O reconhecimento da educação física, do esporte e do lazer como fenômenos culturais tem oferecido resistências à supremacia técnica e biologista dos currículos. Os seminários temáticos sobre autores e teorias que permeiam o campo antropológico das práticas corporais e a realização de eventos de extensão, com os educandos se envolvendo com os saberes tradicionais e comunitários do município estão entre as atividades mais valorativas. Contudo, o reduzido acervo bibliográfico disponibilizado sobre o assunto, a falta de recursos para realização de atividades extra sala de aula, a baixa carga horária das disciplinas articuladas ao tema e a formação antropológica deficitária dos professores universitários demonstram alguns problemas encontrados.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236677
Date: 2016-10-01


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Revista Portuguesa 1.pdf 60.80Kb PDF View/Open Página 283

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