Abstract:
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Este estudo é um recorte do Projeto de Tese vinculado ao Programa de Pós-graduação
em Educação da UFBA, intitulado: “Mídia-Educação e suas implicações na Formação
do Sujeito: Subversão a partir da Educação Física”, cujo objetivo foi analisar o uso das
Tic´s e Mídia na Educação Básica a partir da Educação Física na escola. De
abordagem Qualitativa, caracteriza-se como uma Pesquisa-Formação em que todos
envolvidos participam do processo de formação e que contempla a possibilidade da
mudança das práticas, bem como dos sujeitos envolvidos. Partimos da idéia de que a
pessoa é, simultaneamente, objeto e sujeito da formação, com isso, tecemos as redes
de relações que envolvem nossa permanência no ambiente escolar. Para este
propósito os procedimentos metodológicos que substanciaram a pesquisa evolvem: a)
captura das informações através da observação participante (que inclui de imediato o
pesquisador no meio pesquisado como parte comum no campo) e com o uso do diário
de campo (estratégia complementar da observação participante); b) entrevistas do tipo
semi-estruturadas (modalidade que combina questões abertas e fechadas em que o
entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema. Estabelecemos uma
cumplicidade com a Observação Participante, os Sujeitos envolvidos e o Campo); c)
grupo focal (consistiu em trabalhar com uma análise de reflexão oriunda das narrativas
dos participantes, permitindo que eles apresentem - ao mesmo tempo em que outros
expõem suas impressões - seus conceitos e concepções sobre determinado tema; Por
fim, análise a partir da perspectiva dialética-hermeneutica (caminhos que aproximaram
uma interpretação da realidade). Estrategicamente escolhemos a Escola (Colégio
Murilo Braga em Itabaiana/SE); A turma – 8ª “A2” (equivalente à 7ª série) – do ensino
fundamental, no horário da disciplina Educação Física. Esta série simboliza uma faixa
etária (entre 12 a 14 anos) com maior incidência dos produtos da mídia,
principalmente, os advindos da televisão, portanto, os alunos já vivenciam o universo
das mídias e das Tecnologias de Informação, Comunicação e Digitais. Houve a
preocupação, do ponto de vista ético, no que foi e será produzido, escrito, editado no
tocante às imagens e sons capturados; Elaboramos um planejamento semestral das
aulas de Educação Física, envolvendo a temática Mídia/Educação Física e Esportes o
que caracteriza análise/reflexão, pelo uso, das mídias e Tic´s, ou seja, pela busca da
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idéia de mídia-educação SOBRE os meios – de modo a analisar uma reflexão crítica
dos conteúdos midiáticos, principalmente no campo esportivo; COM os meios – nossas
experiências didáticas com uso de vídeos, imagens, reportagens e ATRAVÉS dos
meios – na produção de vídeos, blog, criando um ambiente propício para a educação
acontecer. Apesar de a pesquisa encontrar-se em fase de campo e, portanto, em
andamento, já indicam perspectivas importantes no trato com a produção autônoma
pelos sujeitos sendo estimulados a pensarem com liberdade e responsabilidade o que
significa uma não banalização em ver e produzir conhecimento com as Tecnologias e
Mídias. No processo relacional na pesquisa, evidenciou-se um momento entre
professor (pesquisador) e alunos de forma dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não
apassivada. Consideramos importante para compreendermos os atores sociais que
devemos tomar como ponto de partida e de chegada que eles, antes de tudo,
representam pessoas que vivem e constroem suas histórias e têm a potência para
transformação. A relação da Educação Física com as Tic´s e mídia ainda é singela,
mas, que se configura como um campo indispensável no processo de ensinoaprendizagem
no âmbito escolar. |